Quando você compra ervilha de latinha não precisa cozinhar, pois ela já foi cozida e está em conserva. Pode consumir assim mesmo, na hora. Mas, as ervilhas frescas ou secas precisam ser cozidas, e nem todo mundo sabe como fazer isso. O que você vai aprender agora é como cozinhar ervilha fresca e seca.
Como cozinhar ervilha – dica para evitar gases
A ervilha é uma leguminosa, como o feijão. Ela tem a mesma característica de gerar gases no estômago.
Para evitar que isso aconteça, a dica é deixar a ervilha, fresca ou seca, de molho em água com um pouco de vinagre por algumas horas antes do cozimento.
Depois a água deve ser descartada, e usada uma nova água para cozinhar. Essa dica ajuda as ervilhas a cozinharem mais rápido também.
Cozinhar ervilha seca na pressão
A panela de pressão é a melhor solução para reduzir o tempo de cozimento de vários alimentos, principalmente os mais difíceis de amolecer, como é o caso da ervilha seca, aquela que vem cortada ao meio.
Depois de deixar as ervilhas de molho por umas 8 horas para hidratar, escorra e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, passando mais ou menos uns 2 dedos das ervilhas.
Tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a pegar pressão, abaixe o fogo e conte 20 minutos para ervilha al-dente, 30 minutos para ervilhas macias ou 40 minutos para ervilhas bem molinhas.
Veja também: 5 dicas para usar a panela de pressão sem medo
Como cozinhar ervilha fresca na pressão
A ervilha fresca vem congelada em pacotes. É a mais prática, pois não precisa deixar de molho nem mesmo descongelar antes de cozinhar.
O modo de como cozinhar ervilha fresca na panela de pressão é igualmente simples, basta colocá-la congelada na panela com água e deixar cozinhar por 35 minutos.
Depois é só adicionar temperos e servir.
Aproveite e veja: Panela de pressão elétrica x comum: quais as diferenças?
Como cozinhar ervilha seca na panela comum
A fase do molho é indispensável, primeiro porque a ervilha seca precisa ser hidratada e também pelos outros benefícios já mencionados, de evitar os gases e cozinhar mais rápido.
Então, dentro de um num recipiente, coloque 500 gramas de ervilha e 2 colheres de sopa de caldo fresco de limão ou vinagre, misture e leve para geladeira por 8 horas.
No dia seguinte descarte a água, lave as ervilhas embaixo da torneira (dentro do escorredor) e transfira para uma panela grande.
Leve ao fogo baixo e cubra com 2 litros de água fervente.
Quando iniciar a fervura, deixe a panela semitampada e deixe ferver por aproximadamente 20-25 minutos ou até que você morda uma ervilha e ela esteja al-dente. Se quiser mais macia, deixe mais alguns minutos e vá provando.
Ervilha fresca na panela comum
Descongele a ervilha alguns minutos antes de prepará-la, só para dar uma amolecida de leve.
Se quiser, dependendo do prato que for preparar, pode refogar primeiro com azeite, alho e cebola, depois colocar água para cozinhar. Faça isso se for aproveitar a água depois, como para sopas e caldos de ervilha.
Numa panela, coloque a ervilha e cubra com água, mais ou menos 3 dedos acima. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 25 minutos para uma ervilha al-dente. Se desejar mais macia, deixe mais 15 minutos.
Depois é só dar continuidade ao prato, escorrendo as ervilhas ou transformando em caldo.
Veja também: 12 Receitas fáceis de sopa de ervilha