Os ciúmes são como algemas que prendem a pessoa em uma mistura de raiva com tristeza e desamparo. É importante se livrar de todos esses sentimentos negativos, por isso saiba como controlar ciúmes e deixe a sua vida mais leve e feliz!
Dicas para controlar ciúmes
Os ciúmes só geram desgaste, mas para algumas pessoas é muito difícil de se livrar deles em uma relação. Aprenda abaixo algumas dicas de como controlar ciúmes e veja como aplicá-las em sua vida.
1. Cuidar da autoestima
Ame-se em primeiro lugar. Uma autoestima baixa faz com que qualquer fator externo à relação lhe faça ter medo. Acredite em si e trabalhe para melhorar a imagem que tem de si.
Saiba que você jamais perderá a pessoa se estiver ancorada em si mesma. Por isso, amar a si é o principal antídoto contra os ciúmes.
2. Evite o egoísmo e a posse
Egoísmo leva à posse. Lembre-se que nem tudo gira em torno de seu umbigo. Mais importante: lembre-se que o outro ou a outra não pertence a você.
Os gregos denominavam de amor Eros esse sentimento mais carnal de posse. Porém, sempre opte pelo amor Philia que é mais verdadeiro e profundo.
3. Controle o impulso
Evite tomar atitudes como olhar as coisas do parceiro ou da parceira. Não fique cercando ou atacando com acusações. Controle seus impulsos. Às vezes, nem tudo parece ser o que é, o que causa muita confusão e torna o impulso algo perigoso.
4. Seja racional
Algumas situações podem ser apenas fantasia de uma mente com medo. Racionalize os fatos e se questione se há mesmo motivo para ciúmes.
5. Respeite a si e ao outro
Respeite quem você é e quem o outro é. Não tente proibir ela ou ele de sair com as amigas ou amigos. Ambos são indivíduos únicos que têm uma vida fora da relação.
Proibições desse gênero são configuradas como abuso emocional, sendo uma ferramenta de dominação e de posse. Abomine esse tipo de atitude, pois isso pode gerar uma espécie de prisão dentro da relação.
6. Dialogue
Conversar é sempre uma das melhores soluções. Converse com a parceira ou o parceiro e tente entender o que está acontecendo. Muitas vezes isso esclarece as dúvidas e medos, sendo um excelente meio para transcender os ciúmes.
7. Dê atenção ao relacionamento
Preste atenção no presente. Não coloque uma âncora no passado e evite projetar o futuro, se não há certezas. Cuidar do relacionamento no momento é fundamental, no presente você vive as experiências compartilhadas.
Como diria o filósofo grego Horácio: “carpe diem”. Essa frase significa “aproveite o dia”, ou seja, viver o momento presente como um dos segredos para a felicidade.
8. Atenção aos joguinhos
Quando o relacionamento não é saudável, o indivíduo usa os ciúmes como ferramenta de dominação. A pessoa, ao ver que a outra possui ciúmes, usa isso contra ela, para diminuir a imagem dela.
Nunca deixe isso ocorrer e, se isso aconteceu algum dia, termine o relacionamento. Esse é um traço típico do relacionamento abusivo.
9. Respire fundo
Controlar a respiração é uma das melhores maneiras de se evitar uma crise de ansiedade, porque regula os batimentos cardíacos e as funções do corpo. Quando vier a sensação de ciúmes, tente controlar a respiração.
10. Distraia-se
Nos momentos de ciúmes, a mente se torna um turbilhão de pensamentos. Lembre-se, nesses momentos, de começar a fazer algo que você gosta e que lhe deixe relaxado.
11. Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos estimula a produção de endorfina. Por isso, após fazer algum esporte há uma sensação de felicidade que ajuda a controlar os ciúmes.
12. Afaste-se do celular
A sensação da posse apenas piora quando você fica em redes sociais, fuçando a vida do outro. Isso gera uma sensação horrível de que o tempo não passa e que você está sempre perdendo algo. Então o recomendável é não acessar.
Causas dos ciúmes
Para se combater o problema, é necessário que se saiba as suas causas. Os ciúmes possuem diversas causas que podem levar a esse sentimento tão negativo, quando exacerbado. Confira abaixo quais são essas causas:
- Insegurança;
- Desconfiança;
- Medo;
- Idealização;
- Trauma de infância;
- Projeção de si;
- Mentir;
- Possessividade;
- Dependência.
Saiba mais sobre o tema no vídeo