Ter pressão alta não significa ser obrigado a tomar remédio controlado para sempre. Dependendo do caso, é possível manter a pressão sob controle apenas com mudanças nos hábitos diários. Veja algumas boas dicas de como baixar a pressão alta sem remédios, mas só coloque-as em prática se o seu médico confirmar que pode fazer isso.
Como baixar a pressão alta sem tomar remédios?
Essas dicas que você verá a seguir, servem para quem está com pré-hipertensão e quer evitar que se torne hipertensão e também para quem já foi diagnosticado com pressão alta, abaixo de 160×100 mmHg, e o médico recomendar um tratamento sem remédios na tentativa de evitar o uso da medicação controlada.
Seguir a dieta DASH
Essa não é uma dieta restritiva nem milagrosa. É apenas uma forma gostosa, equilibrada e saudável de começar a sua reeducação alimentar, emagrecer e melhorar seu estado de saúde.
A dieta DASH consiste em manter uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e derivados do leite, como iogurte natural e queijos brancos, e pobre em gordura, açúcares e carne vermelha.
Controlar o consumo de sal
Mesmo quem não tem pressão alta sabe que o principal problema dessa doença é o excesso de sal no organismo.
Portanto, reduzir o consumo de sal é uma das mais importantes dicas de como baixar a pressão sem remédios.
Para isso você deve controlar o que come, pois a maioria dos alimentos industrializados já vêm com sal.
Procure consumir alimentos naturais que permitam a você controlar a quantidade de sal no tempero.
No máximo, consuma 6 gramas de sal ao dia, o que corresponde a 1 colher de chá rasa e equivale a 2 gramas de sódio.
Praticar atividades físicas regularmente
Não é só dar uma caminhada de meia hora, duas ou três vezes por semana. Se quiser realmente manter sua pressão sob controle e evitar os remédios controlados, é importante praticar alguma atividade física de, no mínimo, 30 minutos a 1 hora por dia, 5 vezes na semana. Pode ser em dias alternados.
Parar de fumar
O cigarro não tem um único benefício sequer. Pelo contrário, é apenas um combinado de malefícios que vão destruindo sua saúde lentamente.
A pressão alta pode ser causada e agravada pelo excesso de cigarro, pois essa droga provoca lesões e comprometimento da função dos vasos sanguíneos, além de contrair as suas paredes.
Aproveite e veja dicas práticas para deixar de fumar
Controlar o consumo de bebida alcoólica
Beber álcool demais aumenta a pressão arterial. A quantidade que cada pessoa pode beber, sem correr o risco, depende de como a doença está avançada no organismo.
De modo geral, não se deve ultrapassar a quantidade de 30 gramas de álcool por dia, o que equivale a 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque.
Veja também: 11 chás para pressão alta e seus benefícios para o coração
Artigo com informações de Tua Saúde