É bem importante saber o que causa o aumento da glicose no sangue, a um nível considerado preocupante, pois assim consegue evitar o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Muitas pessoas tem pré-diabetes e não sabem. Só vão descobrir quando a doença já se estabilizou e não tem mais como voltar atrás.
A boa notícia é que, se você for diagnosticado com pré-diabetes, ainda dá tempo de corrigir o problema e prevenir a diabetes tipo 2. Então, veja como baixar a glicose naturalmente, revertendo o quadro de pré-diabetes, ou seja, mantendo a sua produção normal de insulina para que esse hormônio absorva toda a glicose no seu sangue.
1. Evite os alimentos remosos
Os alimentos remosos são inflamatórios, nutricionalmente pobres e aumentam bastante os níveis de glicose no sangue em poucos minutos, dificultando o trabalho da insulina. Então, evite ao máximo o consumo desses alimentos. Veja quais são:
- Barras de cereal industrializada (açucarada);
- Bebidas alcoólicas;
- Biscoitos recheados;
- Bolos e pães com farinha e açúcar refinados (prefira os integrais);
- Caldo de carne/frango/legumes industrializado;
- Carnes processadas (salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela, salame);
- Chocolates ao leite e brancos (prefira opções com pelo menos 70% cacau);
- Comida congelada industrializada;
- Fast foods;
- Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
- Macarrão instantâneo (tipo miojo);
- Massas prontas para bolos;
- Refrigerantes e sucos industrializados;
- Sorvetes industrializados.
2. Prefira comer frutas inteiras
Comer frutas de vários tipos é bem importante para a manutenção das vitaminas, minerais e fibras no organismo. Mas, as frutas são ricas em frutose, que apesar de natural, continua sendo um açúcar que vai virar glicose no seu sangue.
Então, a dica é sempre comer as frutas frescas e inteiras ao invés de transformá-las em suco, geleia ou modificar seu formato de qualquer outra maneira. Quando você faz isso, a fruta perde uma boa quantidade das fibras que ajudam o açúcar a ser liberado mais lentamente no sangue, evitando os picos de glicose.
3. Abandone os vícios
Fumar, tomar bebida alcoólica todos os dias ou com muita frequência, tomar remédios sem real necessidade e usar outros tipos de drogas é muito prejudicial para o organismo.
Ao danificar os órgãos com o uso dessas drogas, eles deixam de funcionar corretamente e seu corpo entra em desequilíbrio, inclusive prejudicando a produção de insulina e absorção da glicose que você consome.
No caso da bebida alcoólica é ainda pior, pois ao mesmo tempo em que ela sobrecarrega seu fígado e desidrata seu corpo, é uma bomba de açúcar que eleva bastante os níveis de glicose no seu sangue.
4. Durma bem
Dormir o suficiente é muito importante para que o seu corpo consiga se restaurar durante o sono. Se você dorme mal ou pouco e acorda se sentindo cansado, começam a aparecer problemas de saúde, inclusive mantendo o seu nível de estresse elevado, e isso influencia diretamente na dificuldade que o corpo tem de absorver a glicose no seu sangue.
5. Pratique atividade física
Quando você pratica uma atividade física regularmente, seu corpo passa a funcionar como um reloginho, de forma equilibrada e constante, do jeito que ele foi feito para funcionar. É preciso gastar energia para que o corpo precise de mais energia vinda do que você come.
Se você apenas comer e não gastar o que comeu, vai acumular muita glicose no seu sangue e a insulina não vai dar conta de absorver tudo a tempo. Quando isso acontece, as células param de responder ao efeito da insulina, e é assim que começa a diabetes tipo 2.