Na hora de escolher um carro para comprar, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. Decidir as cores de carros é um detalhe que muita gente considera menos importante, mas, talvez devessem estar mais atentos.
Isso porque, de acordo com um estudo do Centro de Pesquisa de Acidentes da Monash University, as cores dos carros podem influenciar no risco de sofrer acidentes ou ter o carro roubado.
Não está compreendendo onde é que está a ligação entre um carro amarelo ou branco e o seu risco de ser roubado ou batido? Muito bem, vamos explicar.
Veja também: Por que você nunca deve apoiar os pés no painel do carro?
Como as cores de carros afetam o risco de acidentes e roubos?
Conforme explicado no estudo, os carros brancos têm 12% menos probabilidade de se envolver em um acidente do que os carros pretos, independentemente da hora do dia.
De acordo com Jake McKenzie, gerente de conteúdo da Auto Accessories Garage, “a razão pela qual veículos de cores vivas, como carros brancos e amarelos, têm menos probabilidade de se envolver em um acidente é a mesma razão pela qual têm menos probabilidade de serem roubados: visibilidade.”
Assim, além do branco, as cores creme, amarelo e bege são consideradas boas escolhas. Em alguns estudos, o amarelo superou o branco como a cor mais segura.
A forma como as cores de carros afeta o risco de acidentes e roubos é pela sua vivacidade e maior visibilidade. Carros coloridos e vibrantes são mais vistos e, por isso, são como um sinal de alerta, seja para alguém frear ou para um bandido evitar chamar muita atenção.
Quais são as cores de carros mais perigosas?
Por outro lado, as cores mais discretas e “apagadas” ou muito escuras oferecem maior risco, já que têm menos visibilidade em determinadas situações.
Além do preto, classificado como o mais perigoso, outras cores problemáticas de carros incluem cinza (risco 11% maior), prata (10%), azul e vermelho (ambos 7%).
Tanto de dia quanto à noite, os carros de cores mais escuras oferecem menos contraste com a estrada. “Quanto melhor os outros motoristas puderem ver você, maior a probabilidade de eles pisarem no freio antes que seja tarde demais”, diz McKenzie.
Veja também: Para o que servem aqueles pontinhos pretos no vidro do carro?