Assim como você se preocupa com o armazenamento adequado da sua comida, deve saber como guardar corretamente a ração do seu animal de estimação.
Mesmo sendo uma ração seca, ela pode ficar amolecida, com gosto ruim ou ser contaminada por insetos e micro-organismos, caso seja guardada de forma errada.
O resultado? Desperdício e o risco de seu pet contrair alguma doença. Com certeza não é isso que você deseja para ele, então, aprenda como deve guardar a ração, garantindo que dure o tempo previsto, sempre boa para consumo.
Aproveite e veja: Mudar a ração do cachorro: faça a transição sem problemas
Escolha o local adequado para a ração
A ração, como vem descrito na embalagem, deve ser armazenada em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar. Pode ser um armário na sua cozinha ou em outro cômodo, que esteja limpo, longe de produtos químicos, onde não pega umidade e nem bate sol direto.
Pode manter no pacote que vem do mercado?
Sim, pode. Hoje em dia, a maioria das marcas faz um pacote com zíper para ficar bem fechado e você não precisar mudar o recipiente.
Se por acaso o pacote que você compra não tem zíper, e mesmo assim quiser manter nessa embalagem, certifique-se de usar um bom prendedor, dobrando bem o pacote e prendendo para não abrir nem deixar frestas para as formigas.
Veja também: Ração para gato: vantagens e desvantagens da ração úmida e seca
Pode usar outro pote?
Se preferir, pode transferir do pacote para um pote de vidro ou de plástico. É importante que o pote tenha tampa, e que essa tampa fique bem encaixada, sem deixar nada entrar.
Usar um dispenser traz praticidade
Mesmo tendo o estoque bem guardado e fechado, você pode usar a facilidade do dispenser. Esse dispositivo fica acoplado ao pote de ração, bem fechado, e, bastando apertar um botão, ele libera uma porção no pote para seu pet comer. É seguro, desde que seu cachorro ou gato não resolva brincar com o dispenser e liberar toda a ração de uma só vez.
Veja também: Petisco para cachorro: receitas naturais para fazer em casa