Não somente livros e roupas sofrem com as traças, mas também sua cozinha. Elas adoram grãos e outros alimentos secos, podendo deixar larvas em lugares nada desejados.
Primeiro de tudo, é fundamental saber que elas são realmente rápidas para se reproduzir, então não deixe para depois. Quanto mais rápido você começar a eliminar essa praga, mais fácil vai ser combater o problema. Veja o que fazer:
Atenção no mercado
O combate às traças começa ainda no supermercado, na hora de fazer as compras. Por mais que seja chato e tome muito tempo, é fundamental avaliar o estado da embalagem dos produtos comprados.
Isso porque, se tiver algum furinho, é sinal de que provavelmente já esteja contaminado, fazendo com que você leve novos focos para casa. Redobre a atenção em grãos, sementes e cereais.
Xô, pregador!
Ok, eles são práticos e baratos, mas não funcionam tão bem. Além de não preservarem o alimento, os prendedores de roupa são muito fáceis de burlar, quando se trata de traças. O ideal é manter a comida em potes hermeticamente fechados ou saquinhos com fechamento seguro, do tipo Ziplock.
Higiene é fundamental
Mensalmente, faça uma varredura no seu armário, revisando novamente as embalagens e jogando fora qualquer uma que tenha furinhos. Aspire os cantinhos mais escondidos, limpando todas as prateleiras com uma misturinha de vinagre de álcool e água.
Use repelentes naturais
Claro que você pode contar com o apoio da natureza para deixar essa praga longe da sua cozinha! Espalhe alguns sachês de cravo e folhas de louro pelo armário e em outros locais que elas possam estar. Assim, você pode ter a tranquilidade de ter sua cozinha livre das traças!
Veja também: como acabar com traça de roupa — peças furadas nunca mais