Menu

Como acabar com a celulite

A celulite afeta a maioria das mulheres e é difícil acabar com ela. Conheça os tratamentos e formas de prevenção

Crédito: Freepik

Publicidade

É raro ver uma mulher jovem ou adulta que não tenha nem sequer uma celulite. E mesmo sendo um efeito natural na pele, quem tem se incomoda com essas marquinhas que deixam a pele com aspecto de casca de laranja. Será que existe o que fazer para acabar com a celulite? Conheça a seguir quais são os tipos, formas de tratamento e de prevenção.

Tipos de celulite

Crédito: Today

Para entender os tipos de celulite, precisa saber o que ela é e onde está localizada. Então imagine que a pele tem várias camadas internas. A primeira camada, que você consegue ver, é chamada de epiderme. Logo abaixo dela está a derme, onde ficam os folículos capilares, os vasos sanguíneos, as glândulas de suor, tecidos conjuntivos e receptores nervosos.

Depois da derme seguem-se três camadas de gordura. A primeira dessas camadas, logo abaixo da derme, é chamada de “células reservatório de gorduras”. Pequenas porções dessas células acabam indo naturalmente para dentro da derme, criando as ondulações e irregularidades chamadas de celulites. Saiba quais são os tipos mais comuns:

1. Celulite flácida

Esse tipo é o que acontece muito nas pessoas que sofrem com o efeito sanfona. Aparece principalmente na região do culote e das coxas, em quem não pratica atividade física. Está associada ao surgimento de varizes e estrias.

Publicidade

2. Celulite compacta

Esse é o tipo que aparece nas pessoas que se exercitam e têm músculos definidos. Ela não é muito perceptível, só aparecendo quando aperta a pele.

3. Celulite edematosa

Costuma aparecer em quem tem músculos que não são nem flácidos nem trabalhados. Pode causar desconforto ao toque, aparece por estímulo do diabetes, problemas de tireoide ou de ovários. É bem visível, com aspecto de casca de laranja.

4. Celulite aquosa

Esse tipo ocorre quando há muita retenção de líquidos e problemas de circulação. Pode ficar mais aparente em períodos de alterações hormonais.

5. Celulite fibrosa

Essa celulite é mais difícil de tratar, pois ocorre por causa de uma disfunção nas fibras de colágeno, que endurecem e deixam nódulos aparentes na pele. É mais comum em mulheres acima dos 30 anos que já estão sofrendo alterações na produção de colágeno.

Publicidade

Como acabar com a celulite

Crédito: Freepik

Como você viu, existem diversos tipos de celulite, por diferentes causas. Então os tratamentos também variam. Algumas vezes, como a causa pode ser alguma disfunção do organismo, é preciso também fazer o tratamento médico que vai tratar a raiz do problema, já que a celulite acaba sendo um sintoma. De modo geral, os tratamentos possíveis para acabar com a celulite são:

Bodywave

É um procedimento vibromagnético que ativa a circulação e regenera a pele de forma mais profunda.

Endermologia

É um tipo de massagem mecanizada que atinge camadas ais profundas da pele e consegue eliminar a celulite ao longo de determinadas sessões, conforme cada caso.

Publicidade

Powershape

É um tratamento que combina ultrassom convergente, radiofrequência e sucção, deixando a pele mais firme e livre da celulite.

Pressoterapia

São terapias feitas com infravermelhos, drenagem linfática e eletroestimulação, tratando todas as fases da celulite.

Todos esses tratamentos são realizados por profissionais em clínicas de estética ou dermatológicas. São utilizados aparelhos e produtos próprios e cada caso precisa ser avaliado pelo médico antes de decidir qual tratamento utilizar.

Publicidade

Como prevenir o aparecimento da celulite

Como não é tão simples acabar com a celulite, já que os métodos mais eficazes são os tratamentos realizados nas clínicas, o melhor a fazer é prevenir. Algumas vezes, o mesmo método de prevenção também ajuda a reduzir as marcas das celulites já existentes.

É visível que as pessoas com baixa porcentagem de gordura corporal têm menos celulite. Atletas também, já que os músculos e a pele mantêm-se mais rígidos e lisos. Então, presume-se que a prática de atividade física diária e uma dieta balanceada e saudável sejam as duas melhores formas de prevenir e reduzir a celulite.

Cada caso é único e o ideal é você fazer uma avaliação médica para constatar a causa da sua celulite. A partir de então, pode definir, junto com o nutricionista e o preparador físico, quais são os melhores alimentos e exercícios para prevenir e reduzir as marcas causadas pelas células de gordura abaixo da sua pele.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile