As plantas medicinais são constantemente estudadas e cada vez mais descobrem-se propriedades benéficas na cura e tratamento de diversas doenças. Esse também o caso do cominho preto, que possui inúmeras propriedades curativas, conforme você vai ver a seguir.
O que é o cominho preto?
Nigella Sativa é o nome científico da planta medicinal conhecida por cominho preto ou semente preta. Apesar de serem da mesma família, esse não é o mesmo cominho usado na culinária para temperar a comida. Essa planta é originária da Europa e da Ásia, mas o mundo inteiro utiliza seus impressionantes benefícios medicinais.
Para o que serve essa planta?
As propriedades da semente preta fazem com que ela seja uma grande aliada na medicina popular, ajudando a tratar uma grande variedade de problemas de saúde. Essa planta oferece efeito calmante, anti-inflamatório, broncodilatador, relaxante muscular, antialérgico, bactericida, fungicida e muito mais. Tudo isso faz com que ele seja bom para:
- Dor de ouvido;
- Dor de dente;
- Doenças inflamatórias;
- Doenças infecciosas;
- Fungos como o da micose;
- Problemas cardíacos;
- Diabetes;
- Asma, rinite, bronquite;
- Obesidade;
- Alzheimer;
- Epilepsia;
- Doenças do fígado;
- Doenças dos rins;
- Problemas estomacais;
- Sintomas da menopausa;
- Fibrose pulmonar;
- Infertilidade masculina;
- Colesterol alto;
- Câncer.
Além disso, ele também possui propriedade ansiolítica, ajudando a melhorar o humor, o bem-estar, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de aprendizagem.
Há contraindicações no uso?
A semente preta é uma planta considerada segura, não havendo registros de pesquisas científicas que apontem um nível de toxidade prejudicial à saúde, quando utilizado em quantidade equilibrada.
Porém, pessoas com organismo mais fragilizado, como no caso de doenças crônicas, devem usar a planta com mais cautela, apenas para observar e poder agir caso venha a ocorrer algum efeito colateral. Cuidado nunca é demais.
Como consumir o óleo da planta?
O cominho preto pode ser comprado em forma de semente, mas para utilizá-lo nesse formato é preciso triturar para ter acesso às propriedades no interior da casca preta.
Ele também é encontrado em forma de pó ou em cápsula, e a quantidade recomendada a tomar vem escrita na embalagem do produto. Mesmo assim, como cada organismo tem uma necessidade diferente, o melhor é que faça uso com acompanhamento médico.
O óleo é outra forma de consumir o cominho, que pode ser diluído em água ou misturado com mel. Ele pode ser aplicado na pele ou ingerido.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.