Você costuma usar cominho nas suas receitas? Fica na dúvida se o cominho faz mal à saúde por não conhecer muito bem essa semente? Então vamos lhe responder essa questão e falar um pouco mais sobre ele.
Afinal, o cominho faz mal?
O cominho é uma especiaria de origem oriental, mas que faz muito sucesso no Brasil. Se a sua dúvida era se o cominho faz mal à saúde, a resposta é não. Entretanto, não é recomendado para gestantes nem para crianças, por ser um ingrediente forte.
Também é recomendado que seja utilizado com cautela, da mesma forma que recomenda-se para qualquer alimento, pois tudo que consome-se em excesso pode fazer mal. No caso do cominho o efeito colateral pode ser um desarranjo intestinal.
Então, se não é gestante e não for servir para crianças, pode colocar o cominho em suas refeições e ter o prazer de conhecer mais um ingrediente para deixar seus pratos ainda mais deliciosos.
Benefícios do cominho
Embora tenha pequenas contraindicações, o cominho é muito benéfico para a saúde. Veja tudo o que ele fornece ao organismo, quando consumido com moderação.
1. Bom para os cabelos, pele e unhas
O cominho é uma fonte de vitamina E, tem efeito cicatrizante e também antisséptico, o que ajuda a melhorar a saúde dos cabelos, da pele e das unhas.
2. Atua no tratamento da anemia
Quando uma pessoa está anêmica, falta ferro em seu organismo, e o cominho pode ajudar com isso porque é fonte deste mineral. Mas é preciso que ele sirva apenas como complemento de uma alimentação balanceada com outras fontes de ferro para que não seja ingerido em excesso.
3. Fortalece o sistema imunológico
Por ter efeito estimulante, conter ferro e ser antisséptico, características estas já mencionadas, o cominho vai agir de forma positiva no fortalecimento do sistema imunológico. Quando isso ocorre, o corpo fica protegido de todas as doenças.
Como usar cominho
A forma mais comum de consumir o cominho é como tempero para carnes, caldos, massas e onde mais você desejar apreciar seu sabor. Mas essa não é a única forma de uso.
Quando o objetivo for ter benefícios à saúde, pode-se preparar um chá de cominho ou mesmo comprar um óleo essencial para misturar com água e fazer compressa ou massagem.
Para fazer um chá de cominho é muito simples, você só precisa comprar as sementes já desidratadas no supermercado ou loja de produtos naturais, misturar 2 colheres de sopa em 400 mililitros de água recém-fervida e deixar descansar alguns minutos.
Receita de molho para salada com cominho
Uma alternativa para não colocar o cominho direto na comida é colocá-lo em um molho especial de ervas para salada. Veja como é rápido e fácil de fazer: