Conhecido pelo seu sabor intenso e marcante, o cominho há muito tempo faz parte de muitas receitas brasileiras. Recentemente tem sido muito estudado devido à sua composição nutricional, seus diversos efeitos na saúde e também para saber se o cominho emagrece.
O cominho é um alimento com inúmeros benefícios para a saúde das pessoas, que tem a sua origem nas zonas do Mediterrâneo Oriental e do Egito. É uma especiaria muito valorizada, principalmente durante os tempos das grandes navegações. Nesses tempos guerreava-se por alimentos como pimenta, cravo, cominho, etc., que eram vendidos a preços altíssimos.
Cominho emagrece?
A grande questão tratada aqui é se o cominho tem o potencial para ajudar no emagrecimento e a resposta é: sim, o cominho emagrece!
Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Shahid Sadoughi, no Irã, comprovaram que o uso de cominho acelera em até 3 vezes o emagrecimento das pessoas.
Desse modo, o cominho se tornou um alimento com um incrível poder de revolucionar as dietas, facilitando a perda de peso de um modo prático e eficaz. Logo, é importante que todos os benefícios do cominho sejam conhecidos, para facilitar o uso desse produto em sua própria casa.
O principal motivo de o cominho ser tão eficaz para o emagrecimento é pelo fato de ele ser rico em fitoesteróis. Os fitoesteróis são agentes que diminuem a absorção de colesterol e também de outras gorduras.
Como tomar cominho para emagrecer
É fato que o cominho emagrece, então a real questão é: como?
Existem alguns modos de aproveitar ao máximo o potencial do cominho, usando-o de diversas maneiras. Desse modo, confira essa receita de água de cominho para emagrecer:
Ingredientes:
Cominho: 2 colheres de chá;
Água: 1 xícara.
Modo de preparo:
- Leve a água ao fogo até ela começar a ferver;
- Desligue o fogão e jogue as 2 colheres de chá de semente de cominho na água;
- Tampe e deixe repousar durante 10 minutos, fazendo com que a água absorva as propriedades da especiaria;
- Tome antes de deitar.
Aprenda também uma receita com cominho para ser ingerida no café da manhã:
Ingredientes:
Iogurte: copo de 250 ml de iogurte da sua preferência;
Cominho: uma pitada
Modo de preparo:
- Adicione o cominho ao iogurte.
- Misture bem e é só tomar.
Outros benefícios do cominho
Além de ser útil para o emagrecimento, o cominho apresenta diversos benefícios para a saúde das pessoas. Conheça esses benefícios para usar cada vez mais essa nutritiva especiaria em sua casa.
Auxílio na digestão
O cominho é extremamente benéfico para a digestão, facilitando e dinamizando esse processo, diminuindo a quantidade de energia requerida. Isso porque além de ele ajudar na secreção de enzimas pancreáticas, ele possui um composto chamado cuminaldehyde que ativa a glândula salivar.
Ajuda na memória
Foi comprovado por estudos científicos que o cominho possui poderosas propriedades para o cérebro. Isso se dá devido aos antioxidantes presentes no cominho e pelo fato de ele ajudar a manter a acetilcolina no cérebro, garantindo uma vitalidade extra para as sinapses.
Benefícios para a pele
O cominho contribui bastante para a saúde da pele, sendo uma excelente fonte de vitamina E, que ajuda a manter a pele saudável e jovem. O cominho também tem propriedades antibacterianas, que ajudam na prevenção de infecções da derme.
Além disso, se o cominho estiver em pasta, ele pode ser aplicado em furúnculos, espinhas, eczemas e várias outras doenças relacionadas à pele, possibilitando uma cura mais rápida.
O cominho também é uma fonte de fibra dietética, responsável por auxiliar no processo de limpeza e remoção de toxinas.
Redução do estresse e da insônia
Por ser uma rica fonte de vitamina B, responsável por facilitar o sono, o cominho ajuda você a ter uma noite de sono melhor.
Prevenção da anemia
O cominho, por ser rico em ferro, é um condimento muito útil na prevenção da anemia, ajudando o corpo na formação de hemoglobina. Tente usar o cominho para temperar o feijão. Além de super saboroso, o prato será ainda mais rico em ferro.
Além disso, o cominho também tem esses benefícios:
- Aumenta a eficiência do funcionamento do fígado, ajudando no metabolismo das gorduras e eliminação de substâncias indesejáveis;
- Estimula a secreção de enzimas pelo pâncreas, melhorando a absorção de nutrientes;
- Diminui o acúmulo de catarro devido suas propriedades expectorantes;
- Tem propriedades cicatrizantes, ajudando na cura de ferimentos;
- Tem efeito laxante, o que combate a prisão de ventre e ajuda o seu intestino a funcionar normalmente;
- Alivia cólicas intestinais e ajuda na eliminação de gases;
- Tem efeito detox devido suas propriedades diuréticas, realizando uma limpeza geral no organismo;
- Contém cálcio, vitamina B1 e B2, o que auxilia na desintoxicação do fígado.
Cominho emagrece sim! E além disso é super nutritivo. Pretende aderir ao cominho em sua casa? Comente abaixo!