Quando muitos brasileiros pensam na culinária portuguesa, logo lembram do bacalhau como prato salgado e do pastel de nata como prato doce. De fato, esses dois pratos representam muito bem o sabor da gastronomia lusitana, pois são encontrados facilmente em qualquer restaurante e cafeteria de lá. Mas estão longe de ser os únicos. Confira mais algumas comidas típicas de Portugal para experimentar quando tiver a oportunidade.
Veja também: receitas de bacalhau cremoso para se deliciar
Comidas de Portugal para conhecer e provar
As comidas típicas de Portugal, muitas vezes, são bem semelhantes a diversos pratos brasileiros, e não é para menos. Muito da culinária do Brasil veio da comida portuguesa trazida na época da colonização. Mas, ainda assim, há pratos bem interessantes que não são muito conhecidos no Brasil e que, quando você puder ir a Portugal, não deve deixar de provar.
Entre tantos, conheça 4 opções salgadas e 4 doces que são essenciais. Como dizem os portugueses, esses pratos são de “comer e chorar por mais”.
1. Francesinha
A francesinha tem esse nome porque foi criada por um cozinheiro que trabalhava na França e foi convidado por um dono de restaurante da cidade do Porto para trabalhar com ele em Portugal e criar novos pratos. Então, como a francesinha é um prato com toque picante, e ele achava as mulheres francesas muito atraentes, deu esse nome ao prato em homenagem a elas.
Esse é um tipo de sanduíche recheado com embutidos, queijo e leva um molho especial de sabor único. Esse molho pode ser comprado em garrafinhas no supermercado e tem mesmo o nome de “molho de francesinha”. Em alguns lugares o prato é servido com um ovo frito por cima e acompanhado de batatas fritas.
2. Amêijoas a Bulhão Pato
As amêijoas são mariscos utilizados em diversas comidas do país. Mas se você estiver procurando por um petisco para saborear com cerveja, peça uma porção de amêijoas a Bulhão Pato, que nada têm a ver com a carne de pato, mas é uma delícia.
O nome do prato é uma homenagem a Raimundo António de Bulhão Pato, um famoso escritor, poeta, político, autor de receitas e gastrônomo. É um prato tão tradicional que foi um dos finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, e é muito simples, temperando as amêijoas com sabores clássicos, como azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão.
3. Queijo da Serra
Assim como no Brasil e em muitas partes do mundo, o queijo é uma iguaria muitíssimo consumida em Portugal. As variedades são quase infinitas, mas se você quiser comer um queijo bem tradicional, não pode deixar de experimentar o queijo da Serra da Estrela.
Esse queijo é feito exclusivamente de leite de ovelha da raça Bordaleira, com interior bem cremoso e com um sabor intenso simplesmente divino. Ele costuma ser servido junto com torradas. Esse queijo é o mais antigo e reconhecido na cultura portuguesa, e se quiser visitar o seu berço, precisa ir à Celorico da Beira, mais especificamente no edifício Paços do Concelho, onde fica o Solar do Queijo da Serra.
4. Arroz de pato
Existem inúmeras receitas à base de arroz entre as comidas típicas de Portugal. Tem o arroz de marisco, arroz de cabidela, arroz de tamboril, de polvo, de serrabulho, e tem também o clássico arroz de pato, que é claro, é feito com o intenso sabor da carne de pato.
Esse é um ótimo prato principal para um almoço tradicional que vai encontrar com facilidade em qualquer restaurante português. A raiz do arroz de pato fica na cidade de Braga, e ele é cozido na água do cozimento do pato, depois misturado com chouriço (um tipo de linguiça) e presunto (tipo de parma). O pato é desfiado e colocado entre duas camadas de arroz, como um recheio. Vale a pena experimentar.
5. Ovos moles de Aveiro
Agora, partindo para os doces, quem conhece um pouquinho das comidas típicas de Portugal, na parte da doçaria, sabe que os ovos são essenciais. Nesse docinho, não é diferente. Os ovos moles de Aveiro, como o nome responde, são originários da cidade de Aveiro, mas facilmente encontrados em todas as pastelarias e também nos supermercados.
São feitos de gema de ovo doce enrolada em forma de conchinhas e frutos do mar em uma finíssima camada de bolacha. É um doce tão popular que foi mencionado na obra Os Maias, de Eça de Queirós.
6. Pão de ló de Ovar
Em Portugal também se faz a massa de bolo chamada de pão de ló. Mas esse quitute é um pouco diferente, considerado o pai dos pães de ló atuais. Esse doce foi criado no Concelho de Ovar, localizado no Distrito de Aveiro, e é tão tradicional que recebeu Denominação de Origem Protegida a essa região.
Ele tem o formato de uma broa, é muito leve e fofo. Depois de assado, sua parte superior forma uma fina casquinha acastanhada e úmida, e dentro ele é amolecido. Leva, essencialmente, muitos ovos, açúcar e trigo.
7. Queijadas de Sintra
Essa é mais uma receita que traz no seu nome a cidade de sua origem. Esse doce foi criado numa padaria chamada Casa Piriquita, na cidade de Sintra, no ano de 1862. A padaria tem até hoje esse nome, que foi o apelido que o Rei D. Carlos I deu à proprietária, Sra. Constância Gomes, por ser uma mulher baixinha.
Foi também o Rei quem sugeriu a receita, que logo ficou muito famosa. As queijadas são feitas de queijo fresco, ovos, açúcar, farinha e canela. Se quiser, pode ir à padaria original para provar.
8. Tortas de Azeitão
Em Portugal, as tortas são o que no Brasil se chama de rocambole. As tortas de Azeitão levam esse nome, assim como os outros doces, porque foram criadas na cidade de Azeitão, localizada no Concelho de Setúbal, mais especificamente na pastelaria O Cego, uma das mais famosas e tradicionais do país, que ainda existe, e comercializa suas tortas desde 1901.
Na época, elas foram criadas pelo proprietário Manuel Rodrigues e sua família. O doce é feito com uma massa à base de claras, gemas, açúcar e amido de milho. O recheio leva gemas, açúcar e água fria. Não deixe de provar.