Menu

Comida típica brasileira: conheça os sabores de cada região

Com tanta variedade de sabores, fica difícil escolher quais pratos experimentar primeiro

Crédito: Pixabay

Publicidade

Para quem é o tipo de turista que quer desbravar a cultura local, conhecer os costumes da cidade e não abre mão de degustar as comidas típicas de cada região, vai gostar de conhecer alguns dos sabores mais populares do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Talvez não tenha como experimentar pessoalmente todas essas opções de comida típica brasileira, mas é possível fazer os pratos em casa. Prepare-se para ficar com água na boca.

Comida típica brasileira da região Norte

Os pratos nortistas têm influência indígena e levam, em sua maioria, peixes típicos da Amazônia, macaxeira e temperos fortes como pimenta, coentro e jambu.

Tacacá

Crédito: Nômades pelo Mundo

Não saia do Norte sem conhecer esse prato que leva bastante camarão, tucupi, goma de tapioca, jambu e outras ervas típicas da região, como a chicória-do-Pará. É um dos pratos mais consumidos e queridinhos dos turistas e é facilmente encontrado no Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

Pirarucu de casaca

Crédito: Blog da Amazônia

O prato leva esse nome por ser coberto de farofa e banana frita, como se o peixe, o pirarucu, estivesse vestido com um casaco. O peixe é um dos mais comuns e famosos na região Norte e vendido salgado, como o bacalhau. Entre algumas variações conforme as adaptações de cada família, essa receita leva pirarucu, óleo de dendê, cebola, pimenta preta, farinha d’água, leite de coco, banana-da-terra, cheiro-verde, alho, ovos, batata palha e limão.

Publicidade

Caldeirada de tambaqui

Crédito: Portal do Amazonas

O tambaqui é mais um dos peixes típicos da região Norte e sua parte mais nobre são as costelas. O prato leva, além do peixe, ingredientes como extrato de tomate, colorífero, alho, suco de limão, vinagre, sal, água, coentro, cebola, tomate e azeite. Depois tem o pirão para acompanhar que é feito com farinha de mandioca, ovos cozidos, batatas e mais coentro.

Maniçoba

Crédito: Coisas da Roça

A feijoada paraense é feita com folhas de mandioca, que precisam ser cozidas por dias para ficarem próprias para consumo – caso contrário, são venenosas. Também leva carne de porco e bovina, embutidos e defumados. Esse é um prato de origem indígena que, nessa versão, leva carnes de animais silvestre, como cotia, paca e capivara cozidas durante dias. Por quem não é habituado a comer esses ingredientes, o prato é considerado exótico.

Caruru paraense

Crédito: Esse Mundo É Nosso

O caruru é uma receita muito antiga, de origem africana e também indígena que existe em diferentes versões no Norte e Nordeste. Uma das versões é o caruru paraense feito com camarão seco salgado, alho, cebola, tomate, coentro, pimentão, quiabo, óleo de dendê, farinha de mandioca, óleo de girassol e pimenta-de-cheiro ou malagueta.

Comida típica brasileira da região Nordeste

As comidas típicas de cada região receberam fortes influências de outros países e com a comida nordestina não é diferente. Cada prato tem um toque português, holandês, africano e indígena em seu sabor, mas em uma versão bem brasileira.

Publicidade

Baião de dois

Crédito: Praias de Natal

Típico do Nordeste, em especial da Paraíba, mas também bastante consumido em várias partes do Norte, o baião de dois é um prato à base de feijão com arroz, mais brasileiro impossível. Mas não leva só isso, também tem os sabores e texturas do tomate, cebola, coentro, calabresa, requeijão, pimentão, alho, sal e pimenta preta. Há versões com o queijo coalho e outras adaptações.

Caldo de sururu

Crédito: Tudo Receitas

Típico de Alagoas, esse prato é feito com leite de coco, azeite de dendê, o sururu que é uma espécie de ostra, camarões, pimentão, cebola, tomate, batata, alho, coentro e sal. A receita também é bastante consumida no Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Bahia.

Acarajé

Crédito: Guia da Cozinha

Esse prato, todo brasileiro de qualquer região sabe que vem da Bahia e certamente vai querer provar por primeiro quando chegar na cidade. O acarajé é um bolinho frito à base de feijão fradinho, cebola, sal e pimenta. Depois de frito ele é aberto ao meio para ser recheado com o vatapá, iguaria preparada com pão francês, leite de coco, azeite de dendê, cebola, cebolinha, coentro, castanha-de-caju, camarão e leite. Não o bastante essas delícias são, o acarajé ainda é acompanhado pelo preparado de caruru e o vinagrete.

Publicidade

Bolo de rolo

Crédito: Tudo Receitas

Natural de Pernambuco, o bolo de rolo é considerado patrimônio cultural e imaterial do estado. Seu recheio tradicional é o doce de goiaba e ele é um tipo de rocambole, mas feito com uma massa muito fina e enrolada muitas vezes. A massa pode ser feita com trigo, açúcar, manteiga e ovos. Bem simples e a sobremesa que não pode deixar de provar indo ao Nordeste.

Torta búlgara

Crédito: Pinterest

Apesar do nome, a torta búlgara é 100% baiana e muito fácil de fazer. Costuma ser acompanhada com uma porção de creme de leite e é sucesso nos restaurantes e cafés baianos. Ela é uma torta de chocolate que lembra um brigadeirão ou um pudim bem cremoso, então é bem consistente e molhadinha, perfeita para os amantes de doces que visitarem a Bahia.

Comida típica brasileira da região Centro-Oeste

Uma culinária cheia de influências, cores e texturas. Assim se definem as comidas típicas de cada região dentro do Centro-Oeste, cuja pecuária, culinária latino-americana e geografia pantaneira foram determinantes para aquilo que é posto à mesa.

Publicidade

Arroz com pequi

Crédito: Cursos CTP

Pequi é o fruto de uma árvore do cerrado presente em diversos pratos da região Centro-Oeste. O frango com pequi também é comum e a comida com esse ingrediente fica amarelada com uma cor bem viva e apetitosa. No caso do arroz com pequi o preparado leva o arroz, a polpa de pequis, cebola, malagueta, óleo, alho e sal.

Caldo de piranha

Crédito: Receitas IG

Típica do pantanal, a piranha é um peixe cheio de espinhos e difícil de comer. Por isso o caldo é especial para ser preparado num fim-de-semana com os amigos, quando puder ser feito com calma depois da pescaria. Alho, cebola, tomate, cheiro-verde, extrato de tomate, azeite de dendê, pimenta vermelha e limão rosa são os demais ingredientes do caldo que, quando pronto, é servido no copo.

Mojica de pintado à cuiabana

Crédito: Entre Coisas

Esse prato, para ser considerado legítimo pelos cuiabanos (ou por quase todos), é feito à base de peixe pintado, azeite, alho, bastante cheiro-verde, sal, azeite, limão e mandioca. É um prato para um almoço bem completo, que sacia e faz todo mundo sair da mesa feliz e cansado ao mesmo tempo.

Publicidade

Empadão goiano

Crédito: Agita Pirenópolis

O empadão é um prato bem popular no Brasil inteiro, feito de uma massa recheada geralmente com um molho de frango. A receita típica de Goiás tem alguns diferenciais. O recheio leva frango, guariroba, queijo minas, linguiça, azeitona, alho, cebola, sal, pimenta e caldo de frango.

Furrundu

Crédito: Gazeta do Povo

Doce típico da culinária da baixada cuiabana e do pantanal mato-grossense, o furrundu ou furrundum é feito com rapadura derretida, mamão verde ralado, queijo coalho, gengibre raspado, cravo-da-índia, canela em pau e em pó, hortelã e pedras de gelo. Só provando para entender esse sabor.

Comida típica brasileira da região Sudeste

O doce de leite e o pão de queijo mineiro não são as únicas comidas típicas dessa região. O Espírito Santo, o Rio de Janeiro e São Paulo também possuem excelente gastronomia, que não deixa nada a desejar para as outras regiões.

Publicidade

Moqueca capixaba

Crédito: Tudo Gostoso

Feita tradicionalmente na panela de barro, a moqueca capixaba leva peixes diversos e frutos do mar. Acompanha pirão (caldo de peixe com farinha de mandioca) e pimenta. Além de tradicional no Espírito Santo, também tem suas variações na Bahia, no Pará, em Pernambuco e no Ceará. A versão capixaba leva peixe (escolha a gosto), coentro, cebolinha, cebola, alho, tomate, urucum, azeite de oliva, malagueta e óleo de soja.

Virado à paulista

Crédito: Guia da Cozinha

Uma das receitas mais conhecidas do Brasil, é tradicionalmente consumido às segundas-feiras para dar energia. Pudera: o prato leva feijão com farinha, carne de porco, linguiça, ovo, arroz, torresmo, couve e banana empanada. A ideia do prato é aproveitar tudo o que sobrou do fim de semana e deixar todo mundo bem satisfeito.

Vaca atolada

Crédito: Guia da Cozinha

À base de carne de costela e mandioca que se desmancham na boca, esse prato é uma ótima pedida para um almoço de fim-de-semana, quando tiver tempo para tirar uma sesta depois de comer, porque vai precisar. É um prato mineiro, cheio de sabor e aromático, como tudo o que é preparado nesse estado.

Publicidade

Filé à Osvaldo Aranha

Crédito: Academia da Carne Friboi

Osvaldo Aranha foi um diplomata brasileiro que vivia no Rio de Janeiro e pedia sempre o mesmo prato no Restaurante Cosmopolita na década de 30: um filé mignon alto temperado com alho frito e acompanhado de batatas, arroz branco e farofa de ovos. Um belíssimo PF para pedir quando visitar a região Sudeste.

Espera marido

Crédito: Tudo Gostoso

O nome é ótimo e deixa a entender que é mesmo uma receita antiga. Esse docinho é simplesmente divino para quem aprecia doces. A massa leva trigo, ovos, óleo, fermento biológico, água morna, leite condensado e sal. Depois de frito ele é banhado com uma calda de açúcar com coco ralado.

Comida típica brasileira da região Sul

Temperaturas muito baixas no inverno, muito churrasco e chimarrão caracterizam a região Sul. Conheça um pouquinho dos sabores das comidas típicas das microrregiões sulistas.

Publicidade

Arroz de carreteiro

Crédito: Receitas Nestlé

Quando os carreteiros atravessavam o Sul do país em suas carretas de carga eles também preparavam, em panela de ferro, arroz com charque picado. O cozido deu origem ao popular arroz carreteiro que precisava ser feito com a praticidade da carne salgada, já que era feito na estrada mesmo, e suficiente para saciar até a próxima parada.

Matambre recheado

Crédito: Tudo Receitas

O matambre é uma carne entre a pele e a costela do boi de sabor inigualável. O prato também é comum no Uruguai, Argentina e Paraguai e é recheado com salsa, cenoura, pimenta, pimentão, ovos cozidos, azeite e sal.

Barreado

Crédito: Turismo Paraná

Carne de boi cozida em panela de barro com toucinho, alho, cebola, louro, cominho, pimenta preta, cheiro-verde, vinagre e alfavaca, servido com farinha de mandioca, banana, laranja e arroz. Esse é o tradicional barreado, encontrado principalmente no Paraná, mas originário do açorianos e portugueses que trouxeram as influências de sua culinária no século 18 quando vieram colonizar o Sul do Brasil.

Publicidade

Entrevero

Crédito: Bom Gourmet

O entrevero é tipicamente um prato das regiões serranas do sul, onde faz muito frio e tem muitas araucárias para fornecer o pinhão, ingrediente que caracteriza o prato. O entrevero é uma mistura de pinhões cozidos com carnes de porco e de boi, cebola, pimentão, tomate, cenoura, alho, sal e cheiro-verde.

Ambrosia

Crédito: My Delishville

Para a sobremesa, um doce típico que traz heranças portuguesas, mas que foi adaptado aos sabores brasileiros, por isso leva leite condensado, açúcar, ovos, água, canela em pau e em pó, manteiga e leite. A ambrosia é servida geladinha.

Leave a Reply

Sair da versão mobile