Uma das coisas mais legais pra se fazer durante uma viagem é conhecer a gastronomia local, e conhecer as comidas típicas da África é uma verdadeira aula de história a respeito de um continente pouco abordado de maneira positiva.
Ao longo dos séculos, os países africanos sofreram com a dominação de países europeus e asiáticos, além do comércio de escravos. Tudo isso teve forte influência na gastronomia, junto às tradições e a cultura dos povos locais.
Quais são as comidas típicas da África?
A África é um continente diverso e riquíssimo, muitas vezes associado à fome e à desigualdade social, mas com muito a dizer para o mundo.
Cada região tem suas tradições, preferências e pratos prediletos. A variação é grande, pois, ao contrário do que é visto na mídia, o continente não é homogêneo, mas sim muito rico e diverso.
Antes de falar sobre as comidas típicas da África é preciso explicar como o continente é dividido e o que predomina em cada região.
- Leste da África/África Oriental: com forte influência árabe, indiana e chinesa, essa região se destaca pelas especiarias, como açafrão, canela, gengibre, cravo, curry e pimenta.
O Ugali, também chamado de Sima ou Posho, é um prato típico, feito a partir da farinha de milho com água e que pode ser consumido em papa ou como uma massa.
- Norte da África: os cartaginenses foram responsáveis por introduzir o trigo nessa região, que se destaca também pelo consumo de temperos como erva doce, alecrim, louro, cravo, canela e pimenta, além da carne de cordeiro.
O Couscous é uma das comidas típicas, feito de semolina e cozido no vapor, servido com cozido de carne ou vegetais.
- Chifre africano: a região, que engloba Etiópia, Somália, Djibouti e Eritreia, é fortemente influenciada pelas crenças islâmicas e cristãs, e seus pratos tradicionais são os ensopados (Tsebhis) e guisados (Wat) servidos com Injera (uma panqueca semelhante ao pão).
Predominam as leguminosas, lentilha e grão de bico, e a carne de porco é totalmente rejeitada.
- África Meridional (região Sul): a região integrava a rota marítima que ligava Oriente e Ocidente, por isso tem uma cozinha bastante diversa. A carne vermelha é amplamente consumida, tanto que o churrasco sul-africano é um dos mais famosos e saborosos que se tem notícia.
O Biltong (foto) é uma carne seca e curada, muito consumida em forma de snack. Batatas, arroz e vegetais completam o cardápio.
- África Ocidental e Central: ambas as regiões sofreram menos influências externas, por isso sua gastronomia é muito próxima da tradição e dos costumes antigos.
A mandioca, o amendoim e a pimenta foram alguns itens adicionados graças ao comércio de escravos. O Fufu, no qual mandioca ou inhame é triturado e consumido em bolas com cozidos, sopas ou molho, é um dos pratos comuns.
Conheça agora alguns das comidas típicas da África, servidas tanto no continente todo quanto em regiões específicas.
Bobotie
O prato predileto de Nelson Mandela é considerado o prato nacional da África do Sul. A composição é incrível: uma espécie de bolo feito com carne moída cozida com caril e temperos doces, como castanhas, passas e damasco, assado ao forno e coberto com ovos batidos com leite.
Queijo IAB
Queijo coalho etíope, no qual são usadas ervas especiais, como coentro, manjericão e cheiro verde, além de legumes picados para imprimir um sabor ácido.
É muito parecido com o queijo feta grego e costuma ser servido com o Injera, que também tem origem na Etiópia.
Kitcha fit-fit
A Kitcha é um pão típico da Eritreia, feito basicamente de farinha, água e sal, e esse prato é servido geralmente na hora do café como um lanche, combinado com uma manteiga temperada e misturada com berbere, um tempero vermelho quentíssimo!
Xalwo
Também chamado de Halva, é um doce tradicional na gastronomia da Somália e feito de açúcar, amido de milho, cardamomo, noz moscada e ghee.
Há quem acrescente amendoim também para dar um sabor extra e melhorar a textura. É servido em ocasiões especiais, como casamentos.
Braai
Os brasileiros adoram churrasco, e quando conhecerem o Braai – típico churrasco sul-africano – vão ficar apaixonados!
As carnes e temperos são bem diferentes e até exóticos para quem não está acostumado, e assim como no Brasil o Braai é praticamente um evento social. A Boerewors é uma linguiça típica do país, grande e suculenta, sempre preparada nessas ocasiões.
Mandazi
Um dos principais pratos da culinária Suaíli, pode ser consumido como prato principal ou acompanhamento. Doce, é feito de amendoim, leite de coco e amêndoas.
Arroz Jollof
Uma das comidas típicas da África, mais especificamente da região Oeste, esse prato é popular e tem como ingredientes o arroz, tomate, molho de tomate, cebola, sal e pimenta vermelha.
Carne de caça
Restaurantes em todo o continente, mas principalmente na região Sul, servem entre as comidas típicas da África as carnes exóticas, como Kudu e Impada (dois tipos de antílope), avestruz e crocodilo.
São carnes com pouca gordura e muito saborosas, mas é importante se certificar se os animais são criados em fazendas de criação próprias ou áreas com caça permitida.
Malva Pudding
Uma sobremesa muito comum na região meridional, principalmente África do Sul, é um bolo feito com geleia de damasco e açúcar mascavo, servido geralmente com sorvete, creme de baunilha ou geleia.
Chakalaka
Típico da África do Sul, é um molho muito apimentado e feito com diferentes vegetais, servido como acompanhamento de outros pratos principais como o Pap, uma polenta feita com farinha de milho.