Alguns falam “remoso”, outros dizem “reimoso”. Ambos são termos populares utilizados para distinguir alimentos com potencial inflamatório.
Esses alimentos podem fazer mal à saúde, provocando principalmente reações de pele, como coceira e dificuldade de cicatrização.
Mas também podem provocar outras reações consideradas alérgicas, como coceira e diarreia, em pessoas com predisposição a alergias.
Lista de comidas remosas
Sendo assim, as comidas remosas são “carregadas”, ou seja, com alta concentração de proteína, gordura animal, óleo refinado, açúcar ou sal, todos prejudiciais ao organismo e com potencial inflamatório.
Apesar de o termo “remoso” ser popular e não científico, de fato a lista de comidas remosas faz sentido na medicina, sendo considerados alimentos inflamatórios. Veja quais fazem parte dessa lista, e passe a evitá-los para sentir a diferença na sua saúde.
- Bebidas alcoólicas;
- Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
- Biscoitos recheados;
- Bolos com farinha e açúcar refinados;
- Massas prontas para bolos;
- Chocolates;
- Barras de cereal;
- Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
- Fast foods;
- Macarrão instantâneo;
- Caldo de carne comprado;
- Comida congelada industrializada;
- Sorvetes industrializados;
- Refrigerantes e sucos industrializados;
- Frutos do mar;
- Amendoim;
- Margarina;
- Pele de frango.
Como evitar o efeito da comida remosa?
Todos os alimentos listados acima fazem parte da rotina alimentar de milhares de pessoas. Alguns consomem vários desses alimentos todos os dias, outros consomem algumas vezes por semana.
Para quem é acostumado, é bem difícil eliminar esses alimentos do cardápio, seja pela praticidade ou pelo sabor viciante. Mas, se quiser melhorar a saúde, prevenindo inflamações nos órgãos e melhorando a qualidade do sangue, o único jeito é melhorar a qualidade da alimentação.
Se não puder fazer uma mudança brusca, faça aos poucos. Analise a lista das comidas remosas e pense em todas que você pode eliminar do seu cardápio com mais facilidade. As que sobrarem, faça o possível para consumir em pouca quantidade.
No lugar desses alimentos, comece a consumir opções que oferecem benefícios à saúde. Para facilitar, veja essa lista de alimentos anti-inflamatórios e veja os mitos e verdades da alimentação saudável.
Nem todas as pessoas vão perceber reações na pele ou reações alérgicas por causa das comidas remosas, mas elas estão afetando a qualidade do sangue do mesmo jeito, e cedo ou tarde os efeitos vão aparecer.