Quem disse que para se alimentar de maneira saudável precisa gastar um dinheirão? Nada disso.
Esqueça comidas da moda, com nomes estranhos e que custam uma fortuna. Saiba que bem pertinho de você tem todos os alimentos que precisa para manter uma rotina com saúde, nutrientes e ainda, perdendo os quilinhos a mais.
A queridinha dupla de arroz com feijão realmente é imbatível. Sem exagerar na porção e utilizando o arroz integral, essa combinação contém inúmeros nutrientes e, ainda, satisfaz.
Importância das proteínas
As proteínas são essenciais para manter o organismo saciado pelo tempo necessário até a próxima refeição, mas lembre-se de optar pelas opções magras. Abaixo listamos as 7 proteínas ideais e que ainda oferecem um preço acessível.
- Sardinha
- Lagarto
- Fígado
- Filé de Tilápia
- Filé de Frango
- Ovos
- Músculo
A combinação do famoso PF, prato feito, é perfeita. Basta juntar no prato verduras, legumes, feijão, arroz e uma das proteínas acima.
Carboidratos são os vilões da história?
Muitas vezes eles perdem seu lugar no prato de quem faz dieta, mas será que é necessário tanto radicalismo? Escolha sempre um carboidrato que tenha muitas fibras e que, dessa forma, não provoque picos de glicemia no sangue. Abaixo as melhores opções:
- Integrais: pão, arroz, macarrão
- Batata -doce
- Inhame
- Cará
- Aveia
Gordura, pode?
Sim! Mas as que são do bem. Engana-se quem pensa que deve riscar todo o tipo de gordura do cardápio. As que não devem ser consumidas são as saturadas, as gorduras presentes nas frituras em geral e alimentos processados. Anote as saudáveis.
- Abacate
- Azeitona
- Azeite de oliva extravirgem
- Oleaginosas
- Semente de girassol, chia, linhaça
- Sardinha
- Cavalinha
Mas mesmo sendo boas, estas fontes de gordura também são calóricas. Neste caso, compensam seu preço mais elevado porque serão consumidas sem exagero, apenas a quantidade recomendada pelo nutricionista.
Segredo do sucesso: vegetais
O trio frutas, verduras e legumes é indispensável por ter muitos nutrientes e fibras. O segredo é optar pelos que estão na época, em alta na estação. Eles têm mais sabor e vitaminas do que os que foram colhidos na estação anterior e ainda são oferecidos no supermercado. Esses são os melhores:
- Beterraba
- Acelga
- Cenoura
- Abóbora
- Tomate
- Chuchu
- Pepino
- Alface
- Escarola
- Rúcula
- Ervas: salsinha, manjericão, alecrim, cebolinha, sempre fresquinhas.
- Além das frutas: banana, mamão, melão e abacaxi.
Escolha conforme tiver em maior abundância na sua cidade, preferencialmente nas feiras.
Claro, muita água!
Diga adeus aos refrigerantes e sucos industrializados. Beba bastante água! Uma dica bacana é saborizar a água com limão, canela em pau ou hortelã. Dessa maneira não se acrescenta calorias e a água fica mais gostosa.
Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento profissional, além da realização de atividades físicas.