Você já passou o Natal em algum outro país? Tem ideia de como são as comidas de Natal nas mesas pelo mundo afora? Se não, chegou a hora de conhecer. Quem sabe, você até se inspira a preparar alguma dessas delícias para a sua ceia e surpreender a todos.
Comidas de Natal típicas de outros países
No Brasil, assim como em várias cidades pelo mundo, o prato principal da ceia de Natal é carne, geralmente de peru, lombo suíno, tender (pernil suíno defumado) ou chester (frango grande).
De acompanhamento varia muito conforme a região, pois o país é enorme. Mas, de qualquer maneira, o que queremos saber agora são as comidas de Natal que as pessoas comem em outros países. Veja só!
Confira também: Receitas de sobremesas de Natal geladas
Suíça
Na Suíça, a tradição é colocar alguns pedaços de carne em um garfo bem longo e os mergulhar em uma sopa fervente para cozinhá-los, parecido com um fondue. O prato é servido com batatas fritas e diversos molhos para a carne.
Comidas de Natal na Venezuela
Na Venezuela as pessoas comemoram o Natal com ‘hallacas’, que lembram muito a pamonha; porco ou peru assado; ‘pan de jamón’, que é pão recheado com tender, passas e azeitonas; e ‘ensalada de pollo’, que é uma salada de frango com batatas, cenouras e ervilhas. Para a sobremesa tem torta negra, que é bolo de chocolate com frutas embebidas em rum.
Dinamarca
No país nórdico, onde no inverno está muito frio, eles comem ‘flæskesteg’, que é um porco assado crocante. Para acompanhar, batatas, couve roxa quente, molho gravy, batatinhas caramelizadas e batatas fritas. Para a sobremesa, ‘ris’a’la mande’ — um mingau de arroz com amêndoas, chantilly e baunilha.
Finlândia
Na Finlândia, tem tender, batatas, muitos tipos diferentes de peixe e uma coisa chamada ‘lanttulaatikko’ (foto), um tipo de cozido. Salada de batata também é muito popular, e algumas pessoas também comem almôndegas. Para a sobremesa, servem biscoitos tradicionais de gengibre, tortas de geleia de ameixa em forma de estrela e uma bebida chamada Glögi, que é parecido com vinho quente, mas com cardamomo.
Portugal
A ‘Consoada’ portuguesa costuma ter peru assado ou bacalhau/polvo cozido com ovos cozidos e legumes cozidos (batatas, cebolas, grão-de-bico, repolho, cenoura e outros vegetais), tudo bem regado com bastante azeite e um molho feito de cebola, alho e salsa ou coentros picados. Os doces são filhoses e azévias (pastéis doces fritos), sonhos, aletria, lampreia de ovos (leva ovos moles e fios de ovos) e Bolo-Rei.
Comidas de Natal no Reino Unido
Mais especificamente na ilha da Grã-Bretanha, tradicionalmente servem peru, ganso ou frango com molho de cranberry, couve-de-bruxelas, enroladinhos de salsicha com bacon, cenouras assadas, batatas assadas, pastinacas (semelhante a cenouras) e molho gravy.
Jamaica
Na Jamaica, as comidas de Natal que não podem faltar são arroz e ervilhas, junto de guandu ou um feijão vermelho chamado de ervilha de Jerusalém ou de Natal. As opções de carne incluem tender, cabra ao curry, frango (geralmente frito ou fricassê) e carne assada. Outros acompanhamentos incluem macarrão assado com queijo, bananas maduras fritas e salada de batata ou de macarrão.
Polônia
Na Polônia, a ceia de Natal não deve ter carne (exceto peixe). O prato típico do Natal é borsch, que é sopa de beterraba, servida com bolinhos recheados com couve e cogumelos. Outros pratos comuns são carpa frita e em geleia, couve com feijão, couve com cogumelos, pierogi (tipo um risole recheado com couve), massa com sementes de papoula, açúcar e mel, assim como uma bebida de frutos secos.
Noruega
A tradição das comidas de Natal na Noruega se divide entre os hábitos cristãos e dos vikings. Por isso, é comum servir pratos bem diferentes, como bacalhau em soda cáustica (para que se torne gelatinoso e depois é enxaguado 20 vezes antes de servi-lo com manteiga derretida e bacon). Também se come cabeça de cordeiro seca cozida e costela de cordeiro seca, fervida por pelo menos oito horas. Outra curiosidade é que, desde o século 18, se tornou um símbolo de status ter pelo menos sete tipos de biscoitos de Natal em casa, e todos têm que ser caseiros.
Comidas de Natal na Suécia
A ceia de Natal tradicional sueca é farta. Tem tender, almôndegas, salsichas, costelinhas, diferentes tipos de arenque, salmão defumado, Janssons frestelse (um cozido de batata com anchovas), couve roxa, couve marrom, couve-de-bruxelas, alguns peixes com soda cáustica (muito fedidos), e, no sul, a tradição é comer enguia defumada. Para sobremesa tem mingau de Natal e diversos biscoitos e doces.
Veja também: Atividades com crianças no Natal: leve a magia natalina ao seu lar