Nos anos 80 e 90 as festas de aniversário e as reuniões de família e amigos tinham alguns quitutes que não podiam faltar. Claro, os pratos variavam em cada região, mas sempre tinham aqueles clássicos que você já sabia que iria encontrar na mesa, e até deixava de comer em casa para poder encher a barriga na festa. Várias receitas são tão boas que ainda são bem populares, mas se faz tempo que você não come, vale a pena relembrar.
Torta fria de pão
Essa torta estava sempre presente nas festinhas por ser muito gostosa e uma receita bem fácil de fazer. Basicamente é feito um creme à base de legumes, frango ou atum e maionese. Depois é montada a torta intercalando a maionese e fatias de pão de forma. Alguns chamavam de pão picante, que na maioria das vezes não tinha nada de picante.
Aprenda a fazer torta fria de diferentes sabores.
Bolo Marta Rocha
Esse bolo recheado era um dos favoritos para as festas de aniversário. O doce é feito com massa de pão de ló, creme de gemas, geleia de ameixa e crocante de nozes, tudo coberto com fios de ovos e chantilly. O nome do bolo foi dado pela confeiteira que o criou em homenagem à primeira Miss Brasil, Martha Rocha, em 1954.
Aprenda a fazer o bolo Marta Rocha.
Sagu
Essa sobremesa era sucesso em todos os tipos de festas, até nas festas juninas combinando com o quentão e a gemada se fazia o clássico sagu de vinho. Mas também tinham outras versões de sagu com frutas cozidas, como carambola, abacaxi ou pêssego.
Veja como fazer vários sabores de sagu.
Creme de papaia com licor de cassis
Sobremesa chique era essa! O creme de papaia bem molinho, que é batido com sorvete, leva por cima um pouco de licor de cassis, colocado só na hora de servir. Quanto mais gelado, melhor. Essa sobremesa era bem comum nas churrascarias.
Faça essa sobremesa de papaia em casa.
Bolo gelado de coco
Essa receita é fantástica e nunca pode cair no esquecimento. Ainda bem que ainda faz bastante sucesso, e caso você nunca tenha provado, é fácil de fazer em casa para experimentar. A massa fica bem molhadinha e deve ficar algumas horas na geladeira, envolto em papel-alumínio, para ter o verdadeiro sabor.
Aprenda a fazer bolo gelado de coco
Sanduíche de carne louca/roupa velha
A carne louca (no sul) e a roupa velha (no nordeste) nada mais é do que carne desfiada, seja suína ou bovina, e refogada com bastante tempero e alguns legumes. Depois do refogado pronto é só colocar uma porção dentro de um pãozinho e servir bem quentinho.
Como você faz a sua carne louca? Veja algumas receitas para provar.
Canudinho de maionese
A massa do canudinho é frita e tem um sabor tipo a massa de pastel. Geralmente era comprada pronta porque não era das mais práticas para fazer. Dentro do canudinhos era colocada a tradicional maionese de batatas com legumes, mas algumas pessoas colocavam um creme de atum ou sardinha. Além do canudinho, tinha também a barquinha com os mesmos tipos de recheio.
Você pode fazer canudinhos caseiros.
Gelatina colorida
Essa ainda é uma sobremesa que todo mundo gosta e bem comum nas festinhas, mas já ganhou versões com aparência diferenciada, mais moderna, como a gelatina arco-íris. A gelatina colorida clássica é feita com cubos de gelatina de vários sabores envoltos em um creme de leite condensado. Algumas pessoas chamam de mosaico de gelatina.
Relembre e faça gelatina colorida na sua casa.
Torta de sardinha
Essa é uma torta de liquidificador bem simples de fazer, e também barata, o que era essencial para a maioria das famílias quando pensavam no cardápio das festinhas. Às vezes nem era feita a torta, mas sim, fatias de pão de forma ou de leite cortadas com o patê de sardinha por cima.
Se você gosta de sardinha, aprenda a fazer algumas receitas de torta de sardinha.
Maria-mole
A maria-mole geralmente era comprada pronta, mas muitas mães e avós gostavam de fazer em casa mesmo. Era servida com os outros doces de comer com a mão, como quindim, brigadeiro, olho-de-sogra, cajuzinho, bala de coco e bala de banana.