comida fora da geladeira
Crédito: Freepik

Comida fora da geladeira: riscos e como conservar melhor

Veja qual é a forma correta para armazenar alimentos, evitando assim doenças diversas

Publicidade

Você conhece os riscos de deixar a comida fora da geladeira por muito tempo? Pois saiba que ela pode causar desde problemas simples até mesmo a morte!.

De acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “mais de 45% das doenças transmitidas por alimento ocorrem nas residências. A principal forma de contaminação desses produtos dentro do lar dos brasileiros está relacionada ao manuseio incorreto e a conservação inadequada de alimentos”.

Além de não higienizar mãos, alimentos ou equipamentos devidamente, ainda se pode colocar a saúde em risco ao deixar os alimentos fora da geladeira. A conservação em temperatura ambiente pode ajudar na proliferação de diversos micro-organismos. E, em maior quantidade, eles certamente podem causar muitos problemas.

Riscos

A ANVISA afirma que são “cerca de 670 surtos com 13 mil doentes todo ano e a população precisa estar atenta a cuidados de higiene e a temperatura de armazenagem dos alimentos. Existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos que podem causar desde uma simples diarreia até efeitos mais graves”.

Publicidade

E foi exatamente o que aconteceu com um jovem estudante, que esqueceu o macarrão dois dias fora da geladeira e depois o congelou. Ao tirar para comer, sentiu um gosto estranho, mas não se importou muito. Começou a sentir fortes dores abdominais, a vomitar e ter diarreia. Tomou um medicamento de farmácia, mas só fez piorar, atingindo o fígado.

Ele faleceu algumas horas depois da refeição, com necrose hepática. Ele tinha sido contaminado pela bactéria Bacillus cereus, que gera a intoxicação alimentar. Também pode ser associada à síndrome do arroz frito, sendo encontrada na vasilha do macarrão também. Então, nada de comer alimentos que ficaram sem refrigeração, mesmo congelando depois.

O que fazer

A primeira coisa é prestar atenção à temperatura na qual os alimentos são armazenados e por quanto tempo. A ANVISA afirma que “quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil em apenas 6 horas. Mantendo a temperatura abaixo dos 5ºC e acima dos 60ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada”.

Por isso os especialistas sempre dizem que não se deve deixar nenhuma comida fora da geladeira por duas horas. Devem estar sempre refrigerada ou aquecida, como nos restaurantes ou com aquela feijoada de domingo. Além disso, é fundamental regular a temperatura do equipamento, com a geladeira sempre abaixo dos 5ºC.

Publicidade

Outro ponto importante é saber como guardar as comidas adequadamente, evitando contaminação, inclusive na geladeira. Claro que uma boa higiene é fundamental, mas existem diversos outros focos para se analisar, a fim de ter mais segurança alimentar em casa.

Veja também: como fazer marmitas congeladas

Como guardar comidas do jeito certo

Agora que você já sabe da importância de armazenar os alimentos corretamente, que tal ver como fazer isso? Claro que todas as recomendações a seguir são da maior especialista no ramo: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

  • Mantenha sua geladeira sempre higienizada, assim como os outros equipamentos de refrigeração;
  • Rotule os produtos armazenados, com o nome, data de congelamento e data máxima para consumo;
  • Veja a validade dos produtos industrializados ou processados e jogue fora o que não estiver bom;
  • Nada de entupir a geladeira de comida! Isso faz com que ela não resfrie o suficiente;
  • Não coloque panos ou outras decorações nas prateleiras;
  • Coloque os alimentos prontos nas prateleiras de cima da geladeira;
  • Alimentos pré-preparados ficam nas prateleiras intermediárias;
  • Alimentos crus ficam nas prateleiras inferiores;
  • O tempo máximo de qualquer alimento na geladeira é de 5 dias.

PODE GOSTAR TAMBÉM