Que uma alimentação rica em vegetais é essencial para uma boa saúde, certamente você já sabe. Em especial as fibras são muito importantes para a saúde do sistema gastrointestinal, então as recomendações para comer couve, repolho e brócolis são feitas por todos os médicos e nutricionistas. O que não se tinha certeza, mas um novo estudo agora confirma, é que comer repolho e brócolis, além de outros vegetais da família dos crucíferos, pode reduzir drasticamente o risco de câncer de intestino.
O que diz o estudo?
Um estudo realizado recentemente por cientistas do Instituto Francis Crick de Londres, publicado na revista Immunity, apontou que quando são consumidos vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, couve, agrião, rúcula, acelga, rabanete e nabo, o organismo produz substâncias anticancerígenas.
Para chegar a essa conclusão a equipe realizou um detalhado estudo sobre a reação de fitoquímicos desses vegetais no sistema gastrointestinal de camundongos, que é muito parecido com o sistema dos humanos.
Vale ressaltar que a saúde do intestino é essencial para a saúde do corpo inteiro, já que é por ele que todos os alimentos passam e os nutrientes são distribuídos. Quanto maior a qualidade dos alimentos, menor o risco de desenvolver doenças de todos os tipos, inclusive o câncer.
No caso dos vegetais crucíferos em especial, os pesquisadores observaram que ao serem digeridos, ocorre um aumento considerável de fitoquímicos essenciais para a prevenção do câncer de intestino, favorecendo o desenvolvimento de células-tronco, que são aquelas que dão origem a todas as outras e a regenerar o organismo quando há células não saudáveis.
Então, se você deseja fortalecer o seu sistema imunológico, aumentar a produção de células-tronco e melhorar a saúde intestinal, invista em comer repolho e brócolis, além de outros alimentos desse grupo de vegetais, de preferência orgânicos e cozidos no vapor, crus ou assados.
Outras dicas para prevenir o câncer de intestino
De modo geral, a melhor forma de prevenir o câncer de intestino e qualquer outro tipo é mantendo hábitos de vida saudáveis. Sendo assim, é essencial seguir essas dicas:
1. Repense seus hábitos alimentares
Como você viu na pesquisa, tudo o que você come é responsável pela qualidade da saúde que você tem. Portanto, uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas, ervas, sementes e água é essencial. Ao mesmo tempo deve-se evitar a ingestão de fast food e todo tipo de industrializados ricos em açúcares, sal, conservantes e gorduras trans.
2. Pratique atividade física
Para que o organismo esteja sempre trabalhando de forma equilibrada, também é muito importante manter as “engrenagens” funcionando, e você faz isso através do exercício físico. Ser sedentário é o mesmo que desligar uma máquina e esperar que ela enferruje. A atividade física é a chave para a melhor absorção de nutrientes e para o rejuvenescimento de todo o corpo.
3. Abandone vícios
Seja qual for, tabaco, álcool, medicamentos ou qualquer outra substância lícita ou ilícita que não seja natural e não traga apenas benefícios para o seu organismo, não vale a pena estar na sua vida. Se ainda está saudável, não espere ficar doente para pensar em largar o vício.