Colesterol é um tipo de gordura que deve estar presente no sangue. É saudável, quando em quantidades aceitáveis de colesterol bom. Porém, quando há muito colesterol ruim, suas chances de ter problemas cardíacos aumenta. Por isso, nós vamos te mostrar quais são os melhores alimentos para reduzi-lo de forma natural.
O que é “colesterol bom” e “colesterol ruim”?
Quando falamos nessa diferença entre os tipos de colesterol, isso tem a ver, basicamente, com a proteína que carrega a molécula de colesterol através da corrente sanguínea – já que a molécula de colesterol continua sempre a mesma. Com essas diferenças, o colesterol é classificado em LDL e HDL. Podemos então separar como:
LDL: o colesterol ruim, pois depois de diversas reações químicas do organismo, ele acaba por se acumular nas artérias, causando diversas complicações.
HLD: o colesterol bom, pois a molécula que o transporta acaba por coletar o colesterol que está em excesso no sangue.
Então, desde que dentro da média estipulada, é indicado que tenhamos taxas altas de HDL e taxas baixas de LDL.
Para conseguir isso, o ideal é não consumir alimentos com gorduras saturadas ou trans. Busque orientação médica e tenha uma dieta saudável. Veja quais são os alimentos recomendados pela nutricionista Tatiana Zanin.
Alimentos que reduzem o colesterol ruim
- Todos os alimentos vegetais
- Carne sem gordura
- Azeite de oliva
- Linhaça
- Alcachofra
- Chá preto
- Fibras
- Berinjela
Tome o suco de duas laranjas batidas com uma fatia de berinjela crua e tome todas as manhãs em jejum. Isso vai te ajudar a baixar os níveis de colesterol e aumentar a imunidade.
Veja mais dicas da nutricionista nesse vídeo
Compartilhe suas dicas com a gente também!