A diarreia pode acontecer só por causa de um desarranjo simples, depois de comer algo diferente do comum, como também pode ser sintoma de algum problema de saúde mais sério, como doenças causadas por vírus e bactérias. Nesse caso, costumam surgir vários outros sintomas, conforme a doença. Mas, de qualquer maneira, é importante adaptar a alimentação para evitar que a diarreia fique pior. E aí surge a pergunta: O que comer quando está com diarreia?
Beber água e chá
Uma das principais recomendações é manter o corpo hidratado. Beber água, chá de folha de goiabeira, suco de fruta fresco e coado, água de coco e soro caseiro é ideal para repor os líquidos perdidos nas fezes. A pessoa desidratada pode ter desmaios, pressão baixa e parar no hospital por causa disso.
Saiba mais: Água de coco engorda?
Mudanças na alimentação para períodos de diarreia
Quanto à alimentação, há um cardápio de alimentos que ajudam a reestabelecer o sistema digestivo. Outros, pioram sua situação. Confira agora quais ingerir e quais deixar de lado durante uma diarreia.
Alimentos bons
Os alimentos durante um período de diarreia devem ser leves e equilibrados, fáceis de digerir e em pequenas quantidades de cada vez. Veja abaixo algumas boas opções:
- Gelatina;
- Banana;
- Maçã sem casca (cozida);
- Batata cozida ou purê;
- Pão francês;
- Bolachas de maisena;
- Mingau de maisena ou de arroz;
- Carne magra;
- Arroz;
- Torradas;
- Sopas, canja e cremes leves de legumes;
- Cenoura cozida ou purê;
- Abóbora cozida ou purê.
A essa breve dieta, acrescente alimentos probióticos, que são compostos por bactérias boas para repor a microbiota intestinal. Esses micro-organismos encurtam a duração de diarreias, ajudando a restabelecer o equilíbrio no intestino. Iogurte, kefir e kombucha são exemplos de probióticos.
Alimentos ruins
Durante a diarreia, reduza consideravelmente o consumo de:
- Alimentos gordurosos;
- Frituras;
- Fibras (como sementes, cascas e bagaços de fruta);
- Pratos temperados demais;
- Café;
- Leite e seus derivados integrais;
- Feijão;
- Carnes gordas;
- Embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela, morcilha);
- Fast foods.
Quando ir ao médico?
- Se a diarreia não parar depois de uma semana;
- Se o paciente estiver desidratado (boa seca, pele seca, fraqueza, pouca urina);
- Se tiver com forte dor abdominal;
- Se as fezes estiverem escuras ou com sangue;
- Se estiver com febre.
O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos que têm o organismo mais sensível. Nesses casos, eles devem ser levados ao médico se a diarreia persistir por mais de 3 dias, mesmo fazendo alterações na alimentação.