Infelizmente, no Brasil estamos perdendo o hábito de comer feijão todos os dias, um alimento riquíssimo, cheio de nutrientes, vitaminas e fibras. A última pesquisa realizada pelo IBGE mostra que o consumo deste alimento diminuiu quase 25 % nos últimos anos. E isso não está relacionado à crise nem ao preço deste produto, pois essa pesquisa foi feita antes desta grande subida no preço do feijão.
A dupla “feijão com arroz” sempre foi a base do prato do brasileiro e essa combinação é perfeita! Tanto em sabor como em nutrientes, acredite! A proteína encontrada no feijão é incompleta e a do arroz também, mas quando estão juntos fica tudo completo, pois o que falta em um, existe no outro. Nada mais adequado do que aquele ditado: “se completam como feijão com arroz”.
As vantagens de consumir feijões são tantas que a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) declarou o ano de 2016 como o ano das leguminosas, família a qual pertence o nosso amado feijão. Os nutricionistas assinam embaixo e recomendam o consumo diário deste alimento, variando os tipos sempre que possível: preto, branco, marrom, fradinho, vermelho, etc.
Veja a lista abaixo com os principais benefícios do feijão:
- Rico em proteínas, forma uma dupla perfeita com o arroz, fornecendo todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano.
- Com alto teor de fibras, previne a prisão de ventre e realiza uma limpeza eficiente do intestino.
- Ajuda no controle do diabetes, diminuindo a velocidade de liberação de açúcar no sangue, evitando assim os perigosos picos elevados de glicemia.
- Favorece a perda de peso, graças ao seu teor de fibras. Elas formam uma mistura que diminui o esvaziamento do estômago, ou seja, a fome demorar mais a chegar e você acaba comendo menos.
- Previne o aparecimento de cáries, pois os grãos absorvem o flúor da água no preparo, mantendo nossa saliva cheia de flúor e mantendo as cáries bem longe de você.
- Combate a anemia, pois é riquíssimo em ferro. Mas atenção, para se beneficiar do ferro desta leguminosa, é importante consumir alguma fonte de vitamina C com a refeição. Pode ser um suco de laranja ou abacaxi, ou até mesmo algumas gotinhas de limão.
- Muito importante na gravidez, pois é fonte de ácido fólico. Esta vitamina é fundamental início da gestação pois sua deficiência pode causar má formação no feto.
- Possui propriedades anticancerígenas, graças aos compostos fenólicos, poderosos antioxidantes presentes nos grãos.
Veja o vídeo abaixo com uma sugestão deliciosa de como consumir feijão:
Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar