Menu

Comer carne sendo ex-vegetariano: como readaptar o organismo?

Não pode radicalizar e voltar a comer tudo o que comia antes

Crédito: Freepik

Publicidade

Combinar o vegetarianismo com uma alimentação saudável e balanceada pode trazer muitos benefícios à saúde. E claro, quem faz essa escolha, geralmente, é pela nobre causa de proteger os animais. Porém, não é todo mundo que se adapta a deixar de comer carne. Então, como voltar a consumir carne e outros alimentos de origem animal de forma segura, depois de passar algum tempo sendo vegetariano?

O que faz pessoas abandonarem o vegetarianismo?

Um estudo norte-americano produzido pelo Conselho de Pesquisas Humanas (HRC, na sigla em inglês) foi realizado com o objetivo de compreender por que tantas pessoas voltam atrás na decisão de serem vegetarianas ou veganas.

Segundo os dados coletados pela pesquisa, nos Estados Unidos, 2% da população são vegetarianos, enquanto 10% são ex-vegetarianos e 88% nunca foram vegetarianos.

A questão é: muito mais pessoas deixaram o vegetarianismo em comparação à quantidade de pessoas que leva esse estilo de vida.

Publicidade

Os principais motivos levantados pelo estudo são os sociais (convivência só com carnívoros, o que dificulta manter a dieta vegan), a dificuldade de organização para manter uma dieta puramente vegetariana e a tentação do consumo de carne.

Ou seja, essas pessoas não voltaram a comer carne por questão de saúde, embora uma parcela tenha dito que voltou aos antigos hábitos porque desenvolveu anemia por deficiência de ferro.

Essa é uma doença recorrente em quem se torna vegetariano, mas não adapta a nova dieta às necessidades nutricionais do organismo.

Além da anemia, menos de 30% dos entrevistados pela pesquisa disseram que foram motivados a voltar a comer carne por outros problemas de saúde, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, problemas digestivos, alergias, colesterol baixo, problemas de tireoide e deficiência de outros nutrientes como proteínas, vitaminas A, B12 e D e minerais como zinco, iodo e cálcio.

Publicidade

Aproveite e veja: Carne vegetal é saudável? Veja os benefícios e riscos ao consumir

Cuidados para voltar a comer carne depois de ser vegetariano

Se você faz parte do grupo dos ex-vegetarianos, seja pelo motivo que for, veja algumas dicas de como voltar a comer carne de forma segura, sem provocar um grande desequilíbrio na saúde. As dicas são da médica clínica e nutróloga Patricia Moll, em entrevista para o Eu Atleta.

Volte aos poucos

A digestão da proteína animal requer muito mais energia e trabalho para o corpo do que a proteína vegetal. Depois de um período de meses ou anos sem comer carne, o corpo não está pronto para isso ainda. Então, vá devagar, adicionando um pouco de carne a cada dia nas refeições.

Publicidade

Prefira começar com carnes brancas

Peixes, frango e peru são digeridos mais facilmente do que a carne vermelha, bem mais pesada. Então, comece sua reintrodução no mundo carnívoro com as carnes brancas.

Cortes magros de carne vermelha

Depois que se sentir seguro para introduzir a carne vermelha no cardápio, dê preferência para os cortes mais magros, evitando as peças com capa de gordura, evitando desconfortos estomacais e intestinais.

Continue evitando os embutidos

Bacon, linguiça, presunto e salame são embutidos que não fazem bem a ninguém. Esses produtos devem continuar fora da sua dieta, pois trazem mais malefícios do que benefícios à sua saúde. Já que está fazendo uma reeducação alimentar, aproveite para conduzir o processo mantendo-se saudável.

Publicidade

Consulte um médico ou nutricionista

Já que você cometeu o erro de não consultar um profissional para adaptar seu cardápio ao vegetarianismo, corrija o erro. Para voltar a comer carne de forma segura, consulte um médico nutrólogo ou um nutricionista para ver quais são as necessidades atuais do seu organismo e criar um cardápio adequado.

Veja também: Agricultura celular: alimentos de origem animal sem agredir os animais

Sair da versão mobile