O alho é um excelente alimento para a saúde. É especialmente usado como tempero de diversos pratos, mas o seu uso medicinal também é amplo, inclusive liberado pela Anvisa. Porém, o que muitas pessoas questionam é se comer alho cru faz mal, pois ele é bem forte. Então saiba a resposta a seguir e conheça os benefícios do alho.
Comer alho cru faz mal ou bem?
Comer alho cru faz bem, se você não tiver problemas de coagulação do sangue, pois o alho é anticoagulante. Ele também é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais e contém um princípio ativo chamado alicina, que é responsável pelo odor e sabor forte do alho, e também pela maioria das suas propriedades medicinais.
Ao escolher o comer alho cru você absorve muito mais nutrientes desse vegetal, já que depois de cozido ele acaba perdendo uma parcela das propriedades. O único cuidado que deve ter é em não exagerar. A quantidade de 1 dente de alho cru ao dia é suficiente para obter os seus benefícios. Mas mesmo assim, na forma de tempero cozido ou assado, pode comer à vontade.
Aumenta a imunidade?
Sim, comer alho cru ajuda a aumentar a imunidade. Ter um sistema imunológico forte quer dizer que você tem anticorpos o suficiente para atacarem agentes invasores e impedirem que provoquem doenças. Mas para ter essa quantidade adequada de anticorpos, a sua alimentação precisa ser saudável, assim como tudo no seu estilo de vida.
No caso de comer alho cru, ele vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico de diferentes formas. Primeiro que ele aumenta a função imunológica das células. Segundo que ele ajuda as células a ficarem mais saudáveis, impedindo sua oxidação e os processos inflamatórios do corpo.
Aumenta a testosterona?
Comer o alho cru também contribui com o aumento da produção de testosterona nos homens, o que é especialmente positivo para quem pratica atividade física em busca de ter mais massa muscular. Existe um componente no alho que atua na secreção do hormônio luteinizante que estimula a produção de testosterona. Nas mulheres ele vai estimular a produção da progesterona e estimular a ovulação.
Outros benefícios de comer alho cru
Como se não bastasse ser ótimo para o sistema imunológico, mantendo as doenças afastadas, comer o alho cru também traz vários outros benefícios para a manutenção do organismo.
1. Ajuda a tratar o fígado
O alho é um poderoso desintoxicante do organismo, ajudando a eliminar os metais pesados, os parasitas e todo tipo de toxina, ajudando o fígado a funcionar melhor. Por ter ação anti-inflamatória, também ajuda a tratar o fígado gorduroso.
2. Antibiótico natural
Dependendo do tipo de doença causada por bactérias, o alho sozinho não vai conseguir combater, precisando do efeito de remédios antibióticos. Mas para problemas leves, inclusive os causados por vírus, como gripe, resfriado ou inflamações, comer o alho cru ou tomar chá de alho é uma boa opção.
3. Melhora a circulação sanguínea
O alho não é recomendado para pessoas que sofrem com problema de coagulação, justamente porque ele estimula a circulação sanguínea porque é rico e vitamina B, que diminui os níveis de um aminoácido que endurece os vasos sanguíneos. Ele é bom para quem tem pressão alta e colesterol alto também.
4. Reduz os sintomas da gripe e dor de garganta
Comer alho cru ou tomar xarope de alho cru é uma excelente escolha quando se está com gripe, resfriado ou garganta inflamada. Além de fortalecer o sistema imunológico para que a doença seja curada mas rápido, o alho também vai estimular a tosse, eliminando o catarro, e ajudar a tratar a inflamação e a congestão nasal.
5. Estimula o suco gástrico
Para melhorar a digestão, comer o alho cru é bom, pois ele estimula a produção do suco gástrico responsável por desfazer os alimentos no estômago. Porém, justamente por aumentar a acidez estomacal, deve ser consumido com bastante moderação por quem tem úlcera, gastrite, refluxo e outros problemas relacionados.
Quando e como consumir
Se você aguentar o sabor forte, pode comer um pedacinho de alho cru puro, mastigando normalmente. Mas uma forma de ingerir mais rápido é macerando um dente de alho dentro de um copo e adicionando água depois. Mexa e beba. A terceira forma é fazendo xarope de alho, nesse caso, mais recomendado para o tratamento de gripe e dor de garganta.
O alho cru pode ser comido a qualquer hora do dia e não precisa servir só como tratamento. Pelo fato de ele contribuir com o aumento da imunidade, pode comê-lo habitualmente, no dia a dia, para prevenir doenças.
Apenas deve ter em conta que o alho em excesso faz mal, então a quantidade a consumir por dia, especialmente se for comer o alho cru, deve ser pequena. Ele deve ser evitado por pessoas com problema de coagulação do sangue, por quem toma remédio para coagulação, quem tem trombose, pressão baixa e que estejam em pré ou pós operatório.
Tudo isso porque o alho estimula a circulação, então pode aumentar o risco de perda de sangue no caso de hemorragias ou ferimentos.