Já explicamos, em outro artigo, que a poliomielite é uma doença causada por um vírus que entra no organismo, se multiplica e passa para a corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso central, causando graves consequências.
Por conta da gravidade que a doença oferece em alguns casos, já existe a campanha de vacinação desde 1980. Ainda assim, é necessário continuar conscientizando a população sobre a importância de vacinar crianças e adolescentes.
É por isso que, no dia 7 de agosto, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação. Saiba como funciona.
Veja também: 13 Doenças causadas por vírus: transmissão, sintomas e tratamentos
Vacinas incluídas na multivacinação
O objetivo desta campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação é atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico de vacinação previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças, de 1 a menores de 5 anos de idade, contra a poliomielite, além de atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Com isso, é possível reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.
As vacinas disponibilizadas durante a campanha serão:
- Hepatite A e B;
- Penta (DTP/Hib/Hep B);
- Pneumocócica 10 valente;
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
- VRH (Vacina Rotavírus Humano);
- Meningocócica C (conjugada);
- VOP (Vacina Oral Poliomielite);
- Febre amarela;
- Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
- Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
- DTP (tríplice bacteriana);
- Varicela;
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser feitas simultaneamente com a vacina contra covid-19.
Leve seus filhos para vacinar contra poliomielite e outras doenças
As unidades de Atenção Primária, como as Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde (CMS) estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
É recomendado que pais e responsáveis levem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para que sejam avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada possam ser aplicadas.
A campanha vai até 9 de setembro, com o Dia D de mobilização acontecendo em 20 de agosto. Não perca o prazo e proteja as crianças e adolescentes!
Fonte: Governo Federal