Os óculos de são, em primeiro lugar, uma necessidade. Seja para corrigir algum problema de visão ou para protegê-la dos raios do sol, mas esse acessório também faz parte do look. Então, nada mais justo do que saber como combinar óculos com o que estiver usando e de acordo com a situação. Se fizer a escolha certa, eles têm o poder de transformar um visual. Veja essas dicas.
6 Dicas para combinar óculos do jeito certo
Talvez você nunca tenha reparado no impacto que os óculos têm sobre o look, mas eles fazem muita diferença. Confira essas dicas e vai começar a escolher seus óculos de forma mais criteriosa a partir de agora.
1. Combinar óculos com a cor da pele
Por complementar do look, e ainda por cima em uma parte tão chamativa quanto o rosto, os óculos são tão importantes para harmonizar com o tom de pele quanto as cores da sua maquiagem e do seu cabelo.
O que importa mesmo é o seu gosto, mas uma dica é que peles bem claras apostem em tons como laranja, amarelo, azul, verde e vermelho, bem intensos, caso queira os coloridos. Peles morenas harmonizam muito bem com rosa e laranja. Já peles negras ficam ótimas com armações em branco, verde e marrom, realçando o olhar.
2. Combinar óculos com a cor do cabelo
A cor do cabelo também influencia, especialmente se você o pinta de um tom mais chamativo. Cabelos mais discretos e escuros, como preto e castanho, os óculos pretos e metálicos são boa opção. Já se quer que os óculos se destaquem, um azul-royal vai ficar maravilhoso, assim como roxo e rosa.
Outras cores mais discretas e sérias para cabelos escuros são o preto básico, o vermelho-escuro e o vinho, além do marrom.
Conforme os fios vão ganhando tons mais claros, com mechas e luzes loiras, as armações podem ser em tons metálicos, como dourado, cobre e bronze.
Para loiras, vermelho, laranja e dourado vão destacar os cabelos e trazer muita vida ao visual, iluminando o rosto. Se preferir mais delicadeza, aposte em violeta, cereja e rosinha.
As ruivas podem investir em óculos que tenham tudo a ver com as madeixas, como laranja, vermelho e coral para chamar mais atenção. Se for o caso de parecerem mais discretas, as escolhas são vinho e preto.
Para os brancos e grisalhos, os óculos escolhidos são os prateados, cinzas foscos e com tons pastel para um visual mais sóbrio. Porém se for para destacar, o azul, o verde e o lilás ficam lindos.
3. Escolher armação colorida
As armações coloridas estão em alta e você já viu como combiná-las de acordo com o tom de pele e de cabelo. Só precisa saber se vai se sentir bem com elas, pois vão tomar conta do visual e talvez dêem mais trabalho para fazer combinações. As armações coloridas são bem-vindas se você for uma pessoa bem colorida por dentro, é isso que vai fazer combinar.
4. Escolher óculos conforme os tipos de evento
Se você se preocupa em transparecer mais seriedade em eventos formais ou mais descontração em eventos informais, a combinação é fácil. Não importa a cor dos seus cabelos ou da sua pele, se quiser passar discrição, aposte em preto e tons pastel. Do contrário, vai depender da ousadia do seu look, aí sim levando em conta as dicas anteriores.
5. Combinar a cor das lentes com o look
Além das armações coloridas, tem também as lentes. Essas, de fato, são destinadas a momentos mais específicos. Se estiver em uma ocasião mais séria ou formal, não as use, mas se for para o dia a dia e eventos mais descontraídos, as lentes coloridas podem dar um belo up no visual.
As lentes coloridas em degradê e sem brilho combinam com looks mais leves ou sóbrios. Já os coloridos espelhados são para quando o visual for mais intenso.
6. Harmonizar óculos com outros acessórios
Para não ter medo de errar, aposte na harmonização entre a cor dos óculos e algum outro elemento do seu look. Por exemplo, combine a cor da armação com o batom ou com pulseiras ou com bolsa ou com sapato ou com blusa. Escolha um ou dois elementos desses por vez para que não fique exagerado.
Veja também os cuidados a ter com os óculos de sol.