Menu

5 dicas para se livrar da sonolência durante o dia

Você passa o dia bocejando, sentindo sonolência e acaba não sendo produtivo? Experimente estas dicas.

Publicidade

Os hábitos diários que temos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir são muito importantes para que o organismo seja equilibrado e saudável. Mas principalmente na juventude, a tendência é não respeitar essa necessidade porque o corpo ainda se recupera rápido dos maus hábitos que insistimos em praticar. O problema é que quando precisamos assumir compromissos, seja no trabalho, na universidade ou em outras atividades diurnas a disposição desaparece e passamos a sentir sonolência durante o dia.

Mesmo quando você não tem o hábito de ir para baladas ou passar a noite em claro, e ainda assim sofre com a sonolência no dia seguinte, outros fatores podem estar atrapalhando. Então, selecionamos 5 dicas que podem ajudar a acabar com a sonolência, aumentando seu bem-estar e produtividade.

Como combater a sonolência durante o dia: 5 dicas

1. Estabeleça horários

Não há como escapar: quando você tem um horário de trabalho ou estudo para cumprir, acaba tendo que se organizar para as demais atividades do dia.

Então, o melhor que pode fazer para que seu organismo entenda quando deve estar mais acordado ou quando pode se preparar para descansar é ter horário para fazer as coisas: acordar, comer, trabalhar, estudar, se exercitar e dormir.

Publicidade

2. Tenha bons hábitos alimentares

Para evitar a sonolência durante o dia, a qualidade dos alimentos que escolhe é tão importante quanto comer na hora certa.

Determinar o horário das refeições permite que o corpo equilibre a liberação dos hormônios, que são os responsáveis pela regulação do organismo. Essa regulação envolve, entre diversas funções, o sono, a fome, o sistema nervoso e as emoções.

3. Prepare o ambiente para dormir

Se você está habituado a ir dormir às 3 horas da manhã, mas precisa começar a dormir às 23 horas porque começa a trabalhar cedo, saiba que pode estimular o sono preparando o ambiente para dormir.

Quando faltar cerca de uma hora para se deitar, deixe o quarto com uma luz baixa, silencioso, evite estímulos visuais e sonoros, como televisão ou celular e, se possível, regule uma temperatura agradável.

Publicidade

Mesmo que não possa dormir por muitas horas, a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade. Com um ambiente propício para dormir bem, você conseguirá ter um sono profundo e reparador para sentir-se mais disposto no dia seguinte.

4. Os estimulantes podem aumentar a sonolência

De fato, a cafeína provoca um efeito estimulante no organismo, acelerando o coração, acionando o sistema nervoso, liberando adrenalina e glicose. Você pode sentir-se bem acordado log depois de uma xícara de café, refrigerante de cola ou chá verde. Mas quando o efeito terminar, poderá ficar ainda mais sonolento do que estava antes.

Então, a solução mais óbvia pode parecer tomar mais uma dose de cafeína. Mas acontece que tudo em excesso faz mal. Não tome mais do que 3 xícaras de estimulante por dia, ou poderá ter efeitos nocivos para o coração, além da desregulação hormonal.

Publicidade

5. Pratique atividade física

Assim como estabelecer horários, alimentar-se com qualidade, dormir bem e evitar estimulantes, a atividade física também é fundamental para o equilíbrio do organismo. Você pode escolher a atividade que quiser, mas a dica é que pratique exercícios que acelerem o ritmo cardíaco e provoquem o cansaço para que o corpo sinta necessidade de descansar à noite.

Alternadamente, as terapias também exercem uma função importante no equilíbrio hormonal e do metabolismo para melhorar a qualidade do sono. Você pode fazer ioga, aromaterapia, meditação, reiki e outras práticas que envolvam concentração e relaxamento.

Dica: Alimentos que estimulam a chegada do sono

Da mesma forma que é benéfico preparar o ambiente para atrair o sono, também é interessante preparar o corpo com um banho quente, uma roupa confortável e com alimentos que liberem melatonina, o hormônio do sono.

Publicidade

Quer saber quais são estes alimentos? Leia o artigo Noites mal dormidas? Estes alimentos vão ajudar a dormir melhor! Que elaboramos para você.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Leave a Reply

Sair da versão mobile