Menu

Como cuidar das columeias e aproveitar a beleza dessas flores

Preste atenção no substrato, pois essas plantas são acostumadas a viver nas árvores

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

As columeias são plantas oriundas de florestas tropicais pelo mundo, inclusive do Brasil. Elas são pendentes e epífitas, ou seja, seu habitat natural é na copa das árvores, onde ficam protegidas da chuva e da luz solar direta.

As espécies mais populares

Esse grupo de plantas possui várias espécies que estão sendo bastante usadas para formar jardins verticais e urban jungle. Entre as principais, estão:

Columeia Batom (Aeschynanthus lobianus)

Crédito: Plantas Sonya

Columeia Havaiana (Aeschynanthus pulcher)

Crédito: Jardineiros

Columeia Marmorata (Aeschynanthus marmoratus)

Crédito: Glow Urban

Columeia Variegata (Aeschynanthus pulcher “variegata”)

Crédito: Plantas Kolog

Columeia Peixinho (Nematanthus gregarius)

Crédito: Plantas Sonya

Cuidados gerais com as columeias

Os cuidados são basicamente os mesmos para todas as columeias, o que é bom caso você tenha mais de uma. Elas podem ficar bem próximas para receberem a mesma luz, por exemplo. Veja o que não pode esquecer.

Claridade

As columeias são plantas de meia sombra, pois no habitat natural as árvores filtram a luz que chega na planta. Então, você deve reproduzir esse ambiente em casa, deixando sua columeia em um local com muita claridade, mas sem deixar pegar sol forte nela o dia todo. Ela pode ficar entre outras plantas que gostam de sol direto, ou pode ficar onde pegue o sol mais fraco do dia por até 4 horas.

Publicidade

Rega e umidade

A rega pode ser feita só quando você perceber que o substrato está começando a secar na parte superficial. Mas, essa planta gosta que o ar do ambiente esteja bem úmido, e esse é mais um motivo para deixá-la junto com um grupo de plantas para que elas criem um microbioma com mais umidade. Se não tiver outras plantas para colocá-las juntas, de vez em quando borrife um pouco de água nas folhas da columeia, principalmente no verão.

Substrato

Como essa planta é acostumada a viver na copa das árvores ao invés de ser enterrada, o substrato dela precisa ser bastante leve e com ótima drenagem. Pegue a terra comum e deixe-a mais leve misturando um pouco de fibras.

Adubação

Antes da época da florada você pode dar à planta um adubo rico em fósforo para incentivar uma florada bem cheia. Mas, se não quiser, basta oferecer um adubo equilibrado, seja um pouco de húmus de minhoca, esterco curtido ou NPK 10-10-10.

Reprodução

Para fazer novas mudas de columeia, basta cortar um ramo adulto e saudável, e colocá-lo sobre a terra de um vaso ou no jardim para enraizar. Pega bem fácil. Vá mantendo essa terra regada.

Publicidade

Veja também: Flores brasileiras

Sair da versão mobile