Menu

Colonoscopia e Endoscopia: para que servem e como são feitos esses exames?

Dois exames bastante comuns, mas que muita gente tem dúvidas sobre como são feitos e quando são recomendados

Crédito: Freepik

Publicidade

Todos os dias, os médicos prescrevem exames de colonoscopia e endoscopia para seus pacientes, e os motivos são diversos, assim como as dúvidas de quem vai ter que passar pelo procedimento. Esses são exames de imagem e servem para analisar a parte interna do estômago e do intestino. Saiba mais detalhes sobre cada um.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame de imagem que serve para avaliar a mucosa do intestino grosso. É recomendado para identificar a presença de pólipos, câncer intestinal, alterações provocadas pela colite, diverticulose, tuberculose intestinal, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, varizes ou doença diverticular.

Em alguns casos, o médico pede esse exame quando o paciente já apresenta sintomas de alterações intestinais, como diarreia persistente ou sangramentos. Mas, também pode ser feito como exame de rotina, a partir dos 50 anos, para prevenir o câncer de cólon.

Como é feito o exame?

A colonoscopia é o tipo de exame que precisa de preparação. O médico irá recomendar alguns ajustes na alimentação e o uso de laxante horas antes do exame para que o intestino esteja limpo na hora do exame e seja possível identificar qualquer problema com facilidade.

Publicidade

O preparo

Dois dias antes do exame, o paciente deve manter a dieta recomendada pelo médico ou pela clínica que vai realizar o exame. Essa dieta consiste em alimentos de fácil digestão, como pão, arroz e massas brancas, líquidos, sucos sem polpa da fruta, carne, peixe e ovos cozidos, e iogurte sem frutas ou pedaços. O paciente não deve comer leite, frutas, frutos secos, verduras, legumes e cereais.

Quando faltarem 24 horas para o exame, o paciente deve manter uma dieta líquida para que não sejam produzidos resíduos no intestino grosso. Junto com isso, deve beber uma solução a base de Manitol, um tipo de açúcar que ajuda na limpeza do intestino, ou fazer uma lavagem intestinal.

Em alguns casos, o médico pede para o paciente suspender o uso de medicamentos como AAS, anticoagulantes, metformina ou insulina.

É importante que o paciente vá fazer o exame com um acompanhante que possa levá-lo para casa depois, já que estará sob efeito de sedativo.

Publicidade

O exame

Na hora do exame, o paciente é deitado de lado e sedado para que não sinta desconforto nem dor. Mesmo assim, algumas pessoas sentem desconforto, inchaço ou pressão no abdômen durante o exame, embora seja normal e suportável.

O exame é feito com a introdução de um fino tubo através do ânus, que tem acoplado a si uma câmera para ver a mucosa intestinal. Pequenas quantidades de ar são injetadas dentro do intestino para melhorar a visualização. É por isso que o paciente pode sentir um inchaço abdominal.

A colonoscopia pode duras de 20 a 60 minutos. Depois, o paciente precisar ficar em recuperação por 2 horas, e só então é liberado para voltar pra casa.

Publicidade

Dependendo do caso, o exame pode servir para realizar procedimentos como a coleta de biópsia, a retirada de pólipos, a cauterização de vasos sanguíneos que podem estar sangrando ou uma descompressão de volvo intestinal.

Endoscopia

A endoscopia digestiva alta é um exame de imagem que serve para avaliar as paredes do esôfago, do estômago e o início do intestino. É recomendado para identificar gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, varizes esofágicas, pólipos, hérnia de hiato e refluxo.

Durante o exame também é possível fazer uma biópsia, que é a retirada de um pequeno pedaço do órgão para posterior avaliação em laboratório, permitindo o diagnóstico de infecção pela bactéria H. pylori ou câncer.

Publicidade

Como é feito o exame?

Assim como na colonoscopia, é necessário fazer uma preparação para passar pela endoscopia digestiva, mas é um preparo mais simples.

O preparo

O paciente será instruído a fazer um jejum de pelo menos 8 horas. Além disso, não deverá utilizar medicamentos antiácidos, como Ranitidina e Omeprazol, pois eles interferem no exame.

Até 4 horas antes do exame o paciente pode beber água, mas quando estiverem faltando 4 horas para o exame, não deverá tomar mais nada, a menos que seja necessário tomar alguma medicação. Nesse caso, deverá tomar o mínimo possível de água para evitar que o estômago fique cheio.

Publicidade

O exame

Na hora do exame, o paciente é deitado de lado na maca e recebe um anestésico na garganta para diminuir o desconforto com a entrada do endoscópio. Se for necessário, o paciente poderá receber um sedativo para relaxar e dormir.

Um pequeno objeto de plástico é colocado na boca do paciente para que ela se mantenha aberta. Em seguida, é inserido o endoscópio, que é um tubo fino com uma pequena câmera na ponta que vai permitir a análise do órgão em questão.

O médico vai liberando um pouco de ar pelo tubo para visualizar melhor o órgão por dentro, e nesse momento o paciente pode ter a sensação de estômago cheio, o que é normal.

Publicidade

Se for necessário, o médico pode aproveitar o exame para retirar pólipos, colher material para biópsia ou aplicar medicamentos no local.

Em média, a endoscopia digestiva dura meia hora, mas pode durar mais se forem feitos outros procedimentos junto. Depois, o paciente fica de 30 a 60 minutos em observação aguardando o efeito do anestésico passar para poder ir embora.

Se tiver usado sedativo, o paciente deverá ser levado para casa por um acompanhante e ficar de repouso o restante o dia, pois terá seus reflexos alterados.

Publicidade
Sair da versão mobile