A nossa perspectiva sobre o mundo é bastante limitada ao que conseguirmos enxergar a olho nu. Mas, se pudéssemos enxergar naturalmente a beleza da areia da praia no microscópio, veríamos um mundo totalmente diferente.
Claro, há coisas que é melhor a gente nem conseguir ver, como os pequenos bichinhos que vivem por todas as superfícies. Aliás, já mostramos aqui o que você pode encontrar ao ver um morango pelo microscópio e não é das coisas mais agradáveis.
Em contrapartida, a areia da praia no microscópio é uma obra de arte da natureza que todos nós deveríamos poder ver sempre que vamos à praia. Como você provavelmente não tem um microscópio para fazer essa experiência, veja estas fotos incríveis!
Veja também: 10 Imagens do corpo humano como você nunca viu!
Areia da praia no microscópio em diferentes partes do mundo!
Além de ser encantador ver como são os formatos dos grãos de areia da praia no microscópio, é curioso saber que eles mudam de cor e formato dependendo do local em que estão.
Isso significa que nas praias de diferentes países a areia é diferente também. Quem descobriu isso e começou a colecionar as imagens fascinantes foi o cientista norte-americano Gary Greenberg. Que belo trabalho, só podemos agradecer!
Masaya, Nicaragua
Os fragmentos de pequenas conchas podem ganhar todos os formatos, até quadrados, como nem imaginamos ao pisar na areia que parece ser feita de grãos todos iguais.
Concha de Maui
Parece que elas vieram de um outro universo, mas é só porque não conhecemos tudo o que o nosso Planeta tem para nos oferecer e encantar!
Nesta imagem podemos ver, no centro, a ponta de uma concha em espiral que se quebrou. Depois de passar pela ação das ondas inúmeras vezes, o pedacinho de concha se tornou translúcido. A concha está cercada por coral, outras conchas e material vulcânico.
Maui, no Havaí, Japão, Califórnia, Irlanda, Bermuda e Minnesota (EUA)
Aqui vemos uma mistura de areias de diferentes lugares, e uma delas em formato de coração. As variedades de cores e formatos são incríveis.
Areia em South Point, Big Island, Havaí
Aqui temos outro padrão de cores, e são diversos os motivos para isso acontecer. Os grãos verdes translúcidos são minerais chamados olivinas.
Areia de Plum Island, Rowley, estado de Massachusetts, EUA
Nesse conjunto de areia da praia no microscópio vemos a coloração rosa que vem das granadas presentes na areia. Muitos fatores ambientais também influenciam na coloração dos grãos.
Grão de areia de Maui, Havaí
Isso parece uma coleção diferente. Você diria que são grãos de areia e frragmentos que vivem ali, onde as pessoas pisam, correm e se divertem? Muito interessante!
Veja também: Visão do bebê: curiosidades sobre nitidez e percepção das cores