O nome botânico do Coléus é Coleus scutellarioides e essa planta é nativa do Sudeste Asiático. O que mais chama a atenção para ela são suas folhagens coloridas, algumas mais verdinhas com roxo e outras com bordas verdes, superfície roxa e centro rosa.
São dezenas de variedades com diferentes tonalidades coloridas, formatos e padrões de folhas, todas lindas e fáceis de cultivar em casa, seja no quintal ou em vaso, já que é uma planta de pequeno porte que não chega a 1 metro de altura. Veja quais são os cuidados que deve ter com o Coléus.
Clima ideal
O Coléus é uma planta tropical que gosta de clima quente e úmido. Então, se você mora no Sul ou Sudeste do Brasil, precisa ter um cuidado extra com a planta nos meses mais frios ou quando tem muito vento, pois ela precisa ser protegida.
Luminosidade
Você pode manter a sua planta no sol pleno do seu jardim ou então em um local onde pega pelo menos 4 horas de sol por dia para que ela fique bem viçosa, com a cor exuberante.
Regas
Manter o substrato sempre umedecido é bem importante para garantir o bom desenvolvimento do Coléus. Então, assim que notar que a terra está secando na superfície, pode regar.
Podas
Passados cerca de 2 anos de vida da planta, ela vai ficando com as folhas mais fracas. Então, quando isso acontecer, precisa fazer uma poda para que ela volte a se fortalecer. Pode fazer uma poda grande quando notar que suas pequenas flores azuis já estão murchas.
Reprodução
Quando fizer a poda do Coléus, aproveite e use as folhas mais bonitas para fazer mudas. Coloque a parte cortada do caule da folha em uma terra bem adubada, regue e mantenha na sombra, em local bem claro, até que novas folhas surjam. Depois ela pode ir acostumando com cada vez mais sol.
Veja também: Como cultivar pedilanthus