Há mulheres que não se sentem confortáveis usando absorvente íntimo no período menstrual. Nem mesmo o interno, que, aliás, deve ser usado com moderação. Na intenção de haver uma nova opção a essas mulheres e todas as demais, foi criado o copo coletor menstrual. Conheça como funciona esse produto antes de tirar conclusões precipitadas pela aparência.
O que é o copo menstrual?
O copo coletor menstrual, ou apenas copo menstrual, é um dispositivo criado para substituir os absorventes íntimos usados pelas mulheres.
Pela sua aparência pode parecer que não, mas ele é bem simples de usar. É econômico, não precisa ser limpo por 8 a 12 horas e mantém a mulher seca e segura. Além disso, não colabora com a produção de lixo, pois dura por anos. O copo é feito de silicone medicinal hipoalergênico, o que o torna flexível, durável e prático de higienizar.
Como usar?
O coletor foi uma criação planejada para facilitar a vida da mulher. A forma de uso é simples. Com o copo higienizado, a parte maior deve ser dobrada de modo a formar a letra C.
Segurando firme e nessa posição, o copo deve ser introduzido na entrada da vagina e deve dar uma leve girada, soltando-o, como se estivesse encaixando uma tampa, só que de baixo para cima.
Depois de encaixado, o copo vai permanecer firme no lugar, recebendo a menstruação por cerca de 8 a 12 horas, dependendo do fluxo de cada mulher. Nesse tempo o coletor deve ser removido, higienizado e inserido novamente.
Quando a menstruação terminar, o copo deve ser higienizado, seco e armazenado em local bem limpo e seguro até a próxima menstruação, sem precisar comprar outro por até 10 anos.
Vantagens e desvantagens
Um dos grandes diferenciais dele é que ele tem uma longa vida útil, ou seja, é ecológico por ser reutilizável e ajudar a poupar o planeta de todo o lixo criado com os absorventes. Essa é uma das vantagens desse produto. Veja outras e também as desvantagens.
Vantagens
Você já viu algumas vantagens do copo coletor menstrual. Veja mais algumas para analisar se vai querer começar a usar ou não.
- Ecológico: o copo é reutilizável por até 10 anos;
- Econômico: justamente por só precisar comprar uma vez;
- Prático: fácil de colocar, de higienizar e de guardar;
- Libertador: não exige que use determinado tipo de calcinha ou de roupa para se sentir melhor, nem faz a mulher sentir-se insegura por causa do odor;
- Saudável: esse copo reduz o risco de contrair infecções bacterianas causadas pelos absorventes internos usados em excesso;
- Confortável: dormir com o copo coletor menstrual é seguro e funciona, deixando a mulher mais confortável.
Desvantagens
Da mesma forma que tem vantagens, podem haver desvantagens, mas vai depender da forma de uso e da adaptação de cada mulher.
Sendo assim, as desvantagens são relativas, como os vazamentos ocasionais quando o coletor não é encaixado corretamente ou é deixado por mais tempo do que o devido.
Muitas mulheres também acham que esse dispositivo é desconfortável, sentindo incômodo especialmente nos primeiros dias.
Por causa do jeito de colocar, que muitas vezes não é correto, o coletor pode estimular as cólicas. Esse também é um fator bastante relativo.
Marcas conhecidas
Já existem muitas marcas de copo coletor menstrual no mercado. Não tem um só jeito de saber qual é a melhor para cada mulher, pois é uma questão de teste e adaptação.
Como não é tão barato quanto um pacote de absorvente, se conhece alguém que usa e acha tranquilo falar no assunto, pergunte qual é a marca que essa mulher escolheu e se ela está satisfeita. Algumas das marcas mais conhecidas são Fleurity, Inciclo, Korui e Prudence.
Média de preço do coletor
Com variações conforme a marca e a região onde for comprar, a média de preço de uma embalagem com 2 coletores é de R$ 90. Lembre-se de considerar que cada coletor pode durar até 10 anos.
Se não utilizou o segundo coletor ao longo de todo esse tempo, ainda assim é melhor comprar um novo. A segunda unidade que vem na embalagem é para o caso de a primeira ser perdida ou algo do gênero.
Veja também como higienizar e armazenar o seu coletor corretamente: