Todos já ouvimos falar, que o colesterol é um inimigo directo de doenças graves como os derrames cerebrais, mas o que maior parte desconhece, é que existe mais perigo nos níveis baixos do que nos níveis altos, que é geralmente o que nos preocupa.
O colesterol é nada mais nada menos do que gordura essencial, que existe no nosso organismo. É na sua maioria, produzida no fígado, mas o que comemos também contribui para os seus níveis .
Na generalidade, a população quando se preocupa com o seu colesterol, sempre é em relação aos valores altos, que muitas vezes originam hipertensão e problemas cardíacos, mas o que a maioria de nós desconhece, é que o valor desta gordura em défice (valores baixos), é igualmente preocupante.
Deficientes e baixos níveis colesterol podem ter influencia directa:
- Em AVCs mais complexos e com maior taxa de mortalidade (do que em níveis altos). Existe uma deficiência e não absorção dos valores de açúcar recomendados
- Na Hipertensão arterial agravada
- No Risco de câncer
- Na confusão e esquecimento cerebral
- Na não produção de dopamina, que é a substancia do controlo de humor
Por tantos factores bem explícitos, temos que tomar mais atenção aos níveis baixos de colesterol, e podemos preveni-lo com o controle semanal e com uma dieta apropriada, à base de verduras, vitaminas B,B6 e B12, muita água e carne vermelha.
Estudos apontam benefícios para um consumo mais elevado da carne vermelha nas nossas dietas, defendendo também a prática de exercício físico e exames regulares.
Lembre-se, consulte sempre o seu médico e, não deixe para amanha a prevenção da sua saúde!