Os avós são vistos como pessoas sábias, que já viveram muito e podem ensinar tudo. De fato, os avós são muito importantes na vida dos netos e têm a vantagem de poder ajudar na educação sem as mesmas responsabilidades dos pais.
Mas nem sempre a relação familiar é mil maravilhas. O mundo muda com o passar dos anos, e os avós precisam se atualizar para acompanhar as novas formas de educar as crianças. Veja algumas dicas de coisas que todo avô e avó deveriam saber para ter uma relação mais próxima e agradável com os netos.
1. Sua casa é um lugar especial
Como avós, vocês devem saber que sua casa é um lugar muito especial na visão dos seus netos. Não no sentido de poderem fazer de tudo sem levarem bronca. Mas sim, aquele lugar em que existe um acolhimento diferente, alguns mimos e experiências únicas.
Prepare sua casa para receber seus netos, garantindo a segurança deles e momentos de distração para a sua tranquilidade. Permita que seus netos cresçam com memórias maravilhosas de como era ir na sua casa quando eles eram pequenos.
2. Respeite os limites impostos pelos pais
Por mais que os avós sejam “pais com açúcar”, ainda devem respeitar as regras impostas pelos pais no sentido de alimentação, horários, tarefas e boa conduta das crianças.
Ao invés de ir contra, incentivando seus netos a desobedecerem os pais, incentive-os a fazerem o que é certo, mas usando sua dose extra de amor e paciência, e talvez uma recompensa especial da vovó ou do vovô depois.
3. Conheça a rotina dos seus netos
Essa dica é uma continuação da anterior. Para ajudar os pais a manterem o bom comportamento dos filhos quando estiverem na sua casa, o ideal é que você conheça a rotina deles.
Se for um bebê, os pais vão se sentir mais seguros em deixá-lo com você. Se forem crianças maiores, os pais saberão que elas não vão tentar enganar você dizendo que podem comer isso, fazer aquilo, que já tomaram banho.
4. Ser presente é melhor do que dar presente
Presentear os netos é maravilhoso, pois o sorriso deles é o seu sorriso. Mas lembre-se que a sua presença é o melhor presente. De nada valem os objetos, mesmo caros, quando você não tem um laço afetivo com seus netos, não os trata com amor e paciência, não aparece nas datas importantes. Seja presente e seja lembrado para sempre!
5. Não se preocupe em ser a melhor avó ou o melhor avô
Se vocês são avós de primeira viagem, lembrem-se que, quando nasce um neto, nasce um avô e uma avó. Então, assim como você aprendeu muito com seu primeiro bebê, irá aprender muito com seu primeiro neto.
Não precisa querer ajudar mais do que lhe pedirem, não se culpe por não lembrar de datas ou de certas regras no cuidado com seu netinho. Apenas mostre-se presente e com disposição para aprender coisas novas, vivenciar experiências que nunca vivenciou. Você sabe que a vida é feita de aprendizados, não importa a sua idade. Apenas aproveitem os momentos juntos!