O brasileiro é conhecido por ser um povo expressivo, batalhador e que vive intensamente. Nas casas dos brasileiros, principalmente de classe média/baixa, alguns detalhes também fazem com que todo mundo tenha algo em comum, mesmo morando em regiões tão distantes. Você se identifica com esses comportamentos, hábitos e objetos, seja hoje em dia ou que fizeram parte da sua infância?
1. Montar um acampamento na praia
Alugar cadeira e guarda-sol na praia, pagando uma fortuna? Comer quitutes no quiosque? Não faz o menor sentido. A barraca na praia é tradicional, e é barraca grande de acampamento, especialmente para quem vai com toda a família e precisa de bastante sombra para as crianças (ou o tio que bebeu demais) tirarem um cochilo.
As cadeiras são para os maridos ficarem de olho nas crianças que vão pro mar, enquanto as mulheres deitam na toalha, sobre a areia, para garantir o bronze no corpo todo. Quando a fome pega, lá estão as caixas térmicas com praticamente tudo o que tinha na geladeira de casa para alimentar todo mundo sem gastar um tostão na praia.
2. Fazer churrasco com a família quase todo fim de semana
O churrasco é o ápice da confraternização das famílias brasileiras, e não precisa ter um motivo especial para acontecer. Churrasco serve para celebrar a vida, a chegada do fim de semana, colocar aquele som no carro e falar besteira com os amigos. Mesmo que tenha só uma linguicinha e uns filés simples com pão, o importante é o evento.
3. Conhecer um vira-lata caramelo
Na verdade não é um vira-lata caramelo, mas sim todos os milhares que andam pelas ruas do Brasil. Não importa em qual cidade você esteja, vai ter um vira-lata caramelo por perto, passando na rua ou esperando fechar o sinal para atravessar. É o mascote nacional.
4. Ir a bares e botecos que servem cerveja no copo americano
Boteco brasileiro que se preze não pode servir cerveja em outro copo que não seja o americano, especialmente se for para tomar as cervejas mais populares. Aliás, nem combina pegar um copo próprio de cerveja para tomar Skol, Brahma, Antarctica, Nova Schin ou Kaiser.
5. Ter conjunto de louças Duralex
Algumas famílias têm só o jogo de xícara com pires, outras têm os pratos de sopa e há quem tenha o conjunto inteiro de louças de vidro marrom da Duralex. Se você nunca teve na sua casa, com certeza já foi na casa de quem teve ou ainda tem, afinal, eles são bem duráveis.
6. Usar capa de crochê para enfeitar os móveis e eletros
Quem é a pessoa crocheteira na sua casa, que já fez capa para botijão, trilho de mesa, toalha para fogão, cortina de cozinha, passadeira e “roupinha” para todos os eletrodomésticos? De preferência, tudo combinando. Essa decoração é um clássico nas casas brasileiras.
7. Usar talheres para comer pizza e hambúrguer
É absolutamente normal comer pizza e hambúrguer, e até batata frita com garfo e faca. Mas, para quem vem de fora, geralmente é bastante estranho ver que os brasileiros não comem essas coisas com as mãos. Quando comem é usando um guardanapo. Afinal, pra que deixar as mãos engorduradas desse jeito?
8. Conhecer uma pessoa e já se tornar amigo
Essa é uma qualidade que todo gringo aprecia nos brasileiros, ao menos quando visitam o Brasil. O jeito solto e amigável das pessoas faz qualquer estrangeiro se sentir em casa, especialmente nas regiões do Sudeste para cima, já que no Sul o povo costuma ser mais fechado em comparação ao restante do país.
9. Dar muitos beijos e abraços
Chega e dá beijinho, vai embora e dá beijinho. Abraços são inclusos caso já conheça a pessoa ou sabe que conhece, mas não se lembra muito bem ou faz tempo que não vê. É beijo e abraço no amigo, nos parentes, no amigo dos parentes, na pessoa que está conhecendo agora e por aí vai.
10. A falta de pontualidade
Muitos vão discordar, mas quem é pontual com certeza tem vários amigos e conhecidos que nem sabem o que significa essa palavra. No vocabulário deles só existe “desculpa, me atrasei”, seguido por alguma justificativa que a própria pessoa já sabe que não vai colar, mas tudo bem.
11. Dizer “vamos marcar alguma coisa?”
Uma das frases mais clássicas que todo brasileiro diz, e que nunca vai se realizar. Os estrangeiros que passam algum tempo no Brasil para conhecer melhor a cultura, acham interessante como é frequente ver pessoas se encontrando por acaso e dizendo “vamos marcar alguma coisa?”, sendo que ambos sabem que o encontro marcado nunca vai acontecer. Quando acontece, todos se surpreendem.