Menu

5 Coisas que toda mulher mais velha que se divorcia deve saber

Há muito para viver após a separação. Seja gentil com seus sentimentos e faça boas escolhas para construir sua nova vida

Crédito: Freepik

Publicidade

Se divorciar nunca é fácil, independentemente da idade. Mesmo quando é um divórcio muito esperado, pois o casamento estava totalmente desgastado, com brigas, afastamento e até violência, muitas mulheres percebem que não se sentem livres e renovadas ao assinarem os papéis da separação.

Esse sentimento é normal, pois a relação com o ex não termina no momento em que vocês decidem se separar ou quando assinam os documentos da separação. É um processo que leva mais tempo, exige reencontros e burocracias, principalmente quando há necessidade de mudança de nome, pedido de pensão, separação de bens e afins.

Para as mulheres com mais de 40 anos, o divórcio tem dois lados: o mais fácil é que geralmente são mulheres mais seguras de si por conta da maturidade e que já não têm filhos pequenos pelos quais precisam brigar pela guarda e pela pensão alimentícia.

O lado menos fácil é a adaptação à nova vida. Mesmo estando aliviadas por viverem no próprio canto, sem brigas e podendo fazer o que quiserem, quando bem entenderem, ainda assim pode surgir um sentimento de tristeza, solidão, insegurança e dúvida sobre o que fazer da vida agora.

Publicidade

Então, se você está prestes a se separar e já quer aprender a lidar com sua nova vida após a separação, ou se você está justamente vivendo esse momento de crise emocional e talvez financeira, essas dicas a seguir podem ajudar.

1. Respeite o seu luto

O divórcio é um momento enlutado, fragilizado, principalmente quando ocorre após muitos conflitos. Você se pega relembrando como era no início do casamento e como foi caminhando para o término da relação. Dá uma tristeza, às vezes um pouco de culpa, mas é normal.

Nessa fase é importante não fingir que está sempre feliz, como se nada tivesse acontecido. Viver esse luto faz parte da recuperação, desde que você faça isso de forma saudável, contribuindo para a sua recuperação.

Aproveite para refletir sobre o quanto você evoluiu desde o começo do casamento, relembre dos bons momentos com carinho e relembre dos maus momentos só o bastante para ter a certeza de que fez a escolha certa ao se separar.

Publicidade

2. Não fique sozinha

Mesmo que você seja uma pessoa que aprecia a própria companhia, a separação pode trazer um princípio de depressão, caso você fique alimentando pensamentos negativos sobre si mesma, sem conversar com ninguém e sem se distrair.

Mantenha-se em contato frequente com pessoas amigas e familiares que apoiam você, querem vê-la bem e tenham o alto astral necessário para proporcionar a você bons momentos de diversão e descontração.

3. Garanta sua independência financeira

Se você não trabalhava quando era casada, talvez agora precise mudar seu estilo de vida para ser uma mulher independente, dona das suas finanças, sem ter que depender do seu ex-marido ou de qualquer outra pessoa para se manter.

Publicidade

Então, comece avaliando suas habilidades e montando um currículo, mesmo que você não tenha muita experiência em trabalhar para os outros.

Peça ajuda aos seus filhos, uma amiga ou alguém da família que esteja atualizado sobre o que as empresas buscam nos profissionais hoje em dia e que ajude você a encontrar boas oportunidades na área que deseja.

Se preferir, pode trabalhar por conta própria com serviços que estejam de acordo com o que você já sabe fazer em casa, como cozinhar, costurar, fazer artesanato ou revender produtos (roupas, joias, cosméticos, utensílios para o lar).

Publicidade

4. Tenha um hobby

Agora que você é uma mulher livre, pode reorganizar a sua rotina e escolher as atividades que deseja fazer, sem ter que considerar a opinião de mais ninguém e sem ter que pedir permissão. Então, que tipo de atividade você gostaria de fazer por prazer e diversão?

O hobby é o seu passatempo, aquilo que você se diverte fazendo, que ocupa o seu tempo livre de modo a enriquecer a sua vida. Ter um hobby faz você se sentir renovada, melhora sua saúde mental e física, equilibra suas emoções.

A escolha é unicamente sua, mas aqui vão algumas ideias, caso você não saiba por onde começar:

Publicidade
  • Desenvolver uma habilidade artística, como dança, música, artes cênicas, pintura, artesanato, escrita.
  • Participar de uma equipe esportiva amadora, como um grupo de ciclismo, caminhada, vôlei, hidroginástica, crossfit.
  • Desenvolver seu lado espiritual, de acordo com a sua fé, seja religiosa ou não (grupo de estudos bíblicos, meditação, yoga).
  • Viajar, para perto ou longe, sozinha ou acompanhada, para conhecer novos lugares e visitar pessoas queridas.
  • Estudar alguma coisa que você sempre quis, mas deixou de lado por causa do casamento e dos filhos (começar um curso técnico, uma faculdade ou pós-graduação).

5. Adicione mais positividade à sua vida

Ser positiva não é estar sempre feliz e radiante, como se a sua vida fosse perfeita. A positividade é uma energia que você emana e atrai o tempo todo, por meio de atitudes simples, como fazer atividades que lhe tragam bem-estar, ser gentil com as pessoas, absorver conteúdo de qualidade, manter pessoas positivas à sua volta, saber dizer não e desenvolver o autoconhecimento.

Quando você preenche sua vida com atitudes positivas, fica mais fácil lidar com os dias tristes, com as frustrações e com os momentos de dúvida. Quando você é movida pela positividade, passa a gostar mais da mulher forte e independente que vê no espelho, enxerga o mundo com mais leveza, vê sentido em fazer planos para o futuro.

Como resultado, sua saúde física e mental agradece, e a sua cura da separação chega mais rápido, abrindo portas para a mulher que está florescendo depois de tantas sementes boas que você plantou e cultivou no jardim da sua alma.

Publicidade

Veja também: Sinais de que você está pronta para um novo amor 

Sair da versão mobile