Menu

7 Coisas que toda filha precisa da sua mãe

A mãe é a rainha, a sábia, a protetora. Seja tudo isso para sua filha e ajude-a a se desenvolver com autoconfiança e autoestima

Crédito: Freepik

Publicidade

A relação mãe e filha é muito especial, e pode ser ainda melhor quando a mãe sabe quais são as necessidades de sua filha. Não só as necessidades básicas de prover casa, comida, roupa limpa e uma cama. Mas sim, necessidades de suporte emocional, construção de uma autoestima elevada, lapidação da personalidade e aprendizado de habilidades. Veja quais são as coisas que toda filha precisa da sua mãe, na prática, e comece a aplicar na sua rotina.

1. Ter um diálogo interno positivo

Para desenvolver uma autoestima elevada, sua filha precisa descobrir o amor-próprio tendo um diálogo interno positivo, ou seja, pensando coisas boas sobre ela mesma. Para isso, desde pequena, ela vai seguir o seu exemplo como mãe.

Ela vai observar quando você se olhar no espelho e sorrir, disser a si mesma que está linda, que se ama, que é inteligente, que gosta de fazer o que é certo. Sua filha vai reproduzir esse comportamento e vai adorar quando você elogiá-la por isso.

2. Aprender a dizer “não”

Sua filha precisa que você a deixe discordar das coisas, recusar, dizer que não quer fazer algo, justificando o motivo. Ela precisa que você a incentive a tomar as próprias decisões ao invés de decidir tudo por ela ou dizer que ela não sabe e está errada.

Publicidade

Aprender a dizer “não”, depois de refletir sobre o que ela realmente não quer, é essencial para construir a inteligência emocional e não se tornar refém da vida ou uma mulher manipulável. Ensine, com seus exemplos, que sua filha pode e deve dizer “não” para estabelecer limites e se defender.

3. Ter espaço para aprender com os erros

O seu instinto protetor quer evitar que sua filha corra riscos e se machuque. Mas, de que outra forma ela vai aprender a se proteger, prevenir acidentes e reconhecer o perigo?

Claro que, em situações de risco real, você deve proibi-la, explicando o motivo. Mas, quando você sabe que ela pode cometer um erro sem risco à saúde ou à vida dela, pois irá aprender algo importante, não a impeça de tentar.

4. Passar um tempo juntas

Mesmo com uma rotina agitada, separe algumas horas de um dia da semana para ficar com sua filha. Isso quer dizer, fazer algo só vocês duas, juntas e sozinhas, um programa especial, mesmo que seja simples como um passeio no parque, no shopping ou ensinando-a a desenvolver alguma habilidade.

Publicidade

Você é a melhor amiga da sua filha, e essa relação pode permanecer assim mesmo quando ela crescer e conhecer outras amigas. Se você mantiver os laços estreitos com ela, sempre respeitando o espaço dela, não haverá motivos para ela se afastar.

5. Ensinar sobre autocuidado e autoconsciência

Você é a pessoa que deve preparar sua filha para o mundo, ensiná-la a cuidar de si mesma, do corpo e da mente. Ela precisa de você para tirar dúvidas simples sobre sentimentos, pensamentos, sobre o corpo.

Ensine sua filha a valorizar quem ela é, a manter o corpo saudável e higienizado, a manter pensamentos positivos e a analisar os sentimentos que tiver, bons ou ruins.

Publicidade

Regue um jardim florido e cheiroso na mente de sua filha, e ajude-a a interpretar e expressar os sentimentos para conseguir se comunicar com clareza, com ela mesma e com os outros.

6. Confirmar que o valor dela vem de dentro

Nem todo mundo aceita, mas todos sabem que a beleza e o valor de uma pessoa vêm do seu interior. A beleza física, bom desempenho em certas atividades e as aparências são passageiras e enganosas.

Ame sua filha incondicionalmente, seja sincera e gentil com ela sempre. Assim, ela aprenderá a valorizar a si mesma pelo que é, e não pelo que os outros pensam dela. Da mesma forma, vai aprender a ser humilde e a valorizar as pessoas pelo caráter, não pelas aparências.

Publicidade

7. Acreditar nela

Como é triste e desolador quando uma filha conta algo para a mãe e é chamada de mentirosa. Sua filha precisa que você confie nela, pois é com você que ela quer poder contar sempre, seja para guardar um segredo ou pedir uma opinião verdadeira.

Nunca conte para os outros os segredos que sua filha lhe pediu para guardar. Sempre acredite nela, a defenda e a encoraje a dizer a verdade e se defender. Se você acreditar nela, ela aprenderá a acreditar e a confiar em si mesma.

Sair da versão mobile