Nesse artigo de hoje, listamos uma série de 7 hábitos considerados danosos a nossa saúde e que nunca deveriam ser realizados após as refeições.
1. Beber chá com cafeína ou café
Aquele cafezinho após o almoço pode parecer um digestivo perfeito e uma delícia, porém, a cafeína do chá ou café se liga ao ferro dos alimentos de origem vegetal, o que não é muito bom para pessoas anêmicas.
Quem sofre com esse problema, deve prestar mais atenção nos horários, e beber chá com cafeína ou até mesmo o café, pelo menos uma hora após as refeições.
2. Realizar atividades físicas
Ao contrário do que aprendemos, até mesmo uma simples caminhada deve ser realizada 30 minutos após as refeições, para que seu sistema digestivo possa absorver os nutrientes da refeição corretamente.
3. Consumir frutas após as refeições
O processo de digestão das frutas é muito acelerado, em relação aos outros alimentos. Quando consumimos frutas após as refeições, elas vão ser digeridas mais rapidamente e vão se misturar com os alimentos cujo processo de digestão é mais lento.
Resultado, com a fermentação dessa mistura, há a liberação de gases e toxinas, o que não é bom para o nosso organismo.Se você tem problemas de flatulência após as refeições, já sabe o motivo.
4. Dormir logo depois de comer
O hábito de dormir logo após o almoço ou o jantar pode ser prejudicial para a nossa saúde, pois quando dormimos, nossas funções estão limitadas, além do fato de que a posição na qual nos encontramos, pode gerar um refluxo, prejudicando a ação dos sucos gástricos.
Então já sabe! Deitar, somente meia hora depois de finalizada a refeição.
5. Tomar banho
Essa é uma advertência clássica. Quando tomamos banho, a água colabora para que o fluxo sanguíneo do corpo se desloque, isso reduz a quantidade de distribuição de sangue no estômago, que necessita uma certa quantidade para realizar o seu trabalho perfeitamente. Então o banho acaba dificultando na digestão dos alimentos consumidos.
6. Fumar
O tabagismo por si só já faz mal, mas o cigarro em especial, causa irritação e perturba o sistema digestivo, podendo ser ainda mais grave para quem sofre com úlcera ou doenças inflamatórias no trato intestinal, tal como a síndrome do intestino irritável. Então faça um bem para a sua saúde e elimine esse vício.
7. Afrouxar o cinto
Nunca coma mais do que necessário ao ponto de ter que afrouxar o cinto, mas se isso acontecer é melhor não deixar o cinto apertado para não por pressão, o que pode prejudicar os órgãos do aparelho digestivo.
Respeitando esses 7 tópicos, com certeza você terá um melhor desempenho da sua digestão e evitará o desconforto e a sensação de estufamento.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!