A hora do banho deve ser um momento relaxante, em um ambiente limpinho e gostoso de estar. Para isso você precisa dar atenção aos objetos que deixa dentro do box ou na área da banheira. Algumas coisas podem prejudicar sua saúde quando ficam expostas a esse ambiente cheio de umidade, onde os fungos e as bactérias se desenvolvem com facilidade.
1. Roupas íntimas
Se você costuma lavar suas roupas íntimas do banho e deixá-las secando ali mesmo, penduradas na área do chuveiro, saiba que não é o recomendado pelos médicos. Por ser um ambiente úmido, os fungos e bactérias podem se desenvolver na sua roupa íntima, mesmo de um dia para o outro.
Em contato com o seu corpo, esses micro-organismos podem causar doenças. Você até pode lavar suas roupas íntimas no banho de vez em quando, mas deve deixá-las secando em um lugar seco e bem arejado, de preferência no varal, na rua ou ao lado de uma janela aberta.
2. Esponjas e buchas
Sejam de fibras naturais ou sintéticas, as esponjas e buchas que você usa para tomar banho também precisam ser colocadas para secar em uma parte menos úmida, mas pode ser dentro do banheiro mesmo. Depois que todos tomarem banho, retire a esponja ou a bucha do chuveiro e pendure em algum lugar do lado de fora do box, mantendo a janela aberta para ajudar a secar.
3. Lâminas de depilação e barbear
Você já deve ter notado que, quando a lâmina de depilar e barbear fica dentro do box, começa a enferrujar rapidamente. Quando enferruja, esse aparelho deixa de funcionar como esperado, além do risco de contaminar o seu corpo com essa ferrugem, caso entre em contato com o seu sangue durante a depilação.
4. Sabonete em barra
O sabonete em barra pode ficar dentro do box, desde que seja em cima de uma saboneteira com fundo vazado para escorrer toda a água e permitir que o sabonete fique seco. Evite deixar o sabonete direto sobre o azulejo ou em uma saboneteira com fundo fechado, pois os germes vão se reproduzir na água que ficar ali parada.
5. Toalhas de banho
Depois do banho, leve a sua toalha para o varal. Se tiver que ficar dentro do banheiro, que seja o mais esticada possível e com uma janela aberta para ventilar e permitir que a toalha seque. A lógica é a mesma das dicas anteriores: quando a toalha permanece em local úmido, começam a se desenvolver germes sobre ela, podendo até surgir bolor. Além do mais, é bem desagradável se secar com uma toalha úmida e com cheiro de mofo.
6. Remédios
Qualquer tipo de remédio deve ser mantido em local seco e arejado. Então, nunca mantenha seus remédios no banheiro, muito menos perto da área do banho. Mesmo estando dentro da cartela, eles podem absorver umidade e perder o efeito.
7. Joias e bijuterias
De modo geral, é recomendado retirar as joias e bijuterias do corpo antes de tomar banho para que elas não fiquem molhadas. Da mesma forma, o ideal é deixar essas peças no quarto, e não no banheiro, pois o efeito é o mesmo de tomar banho com elas. Quando esses materiais ficam úmidos, oxidam e ficam manchados, mesmo sendo joias verdadeiras.
8. Aparelhos elétricos
Nunca deixe chapinha, secador, babyliss ou depilador elétrico na parte úmida do seu banheiro. O motivo é simples: umidade e eletricidade resultam mal. Ao serem expostos à umidade e às variações de temperatura do banheiro, podem estragar. E mais importante ainda, nunca ligue esses aparelhos em contato com a água, pois há um grande risco de choque ou curto-circuito.
9. Escova de dente
A escova de dente deve ficar, de preferência, no armarinho da pia do seu banheiro, onde é seco, o mais longe possível do vaso sanitário e da área do banho. Se você tem o hábito de escovar os dentes no banho, retire sua escova de lá assim que sair do chuveiro. A umidade em contato direto com a escova vai gerar fungos e bactérias que podem causar problemas de saúde.