Menu

4 Coisas que os filhos esperam dos pais

Os pais são vistos pelos filhos como o maior exemplo, o porto seguro, a fonte de sabedoria que eles admiram

Crédito: Freepik

Publicidade

É dentro de casa que os filhos aprendem a como devem agir fora de casa. A convivência com os pais é o principal exemplo de como devem conviver com os outros. O acolhimento que recebem no próprio lar é o que vão oferecer em suas relações sociais, profissionais e afetivas ao longo da vida.

Oferecer um ambiente e uma convivência agradável aos seus filhos em casa é mais do que um compromisso com o bom caráter deles. É satisfazer as necessidades emocionais que eles têm naturalmente, e que vão contribuir muito para que cresçam com inteligência emocional.

1. Ver que os pais se respeitam e sabem resolver conflitos

Os conflitos acontecem até entre pessoas que se dão muito bem e se respeitam. A diferença entre um ambiente familiar desagradável e um ambiente leve, fluido e feliz é saber resolver esses conflitos sem agressividade, seja física ou verbal.

Qualquer pessoa, e principalmente qualquer criança, se sente desprotegida, fragilizada e infeliz em uma casa com pais que brigam, gritam, quebram, batem e desrespeitam.

Publicidade

Se por acaso você cresceu em um ambiente assim, sabe muito bem como é. Então, jamais repita isso no seu lar, deixando que seus filhos se sintam como você se sentia.

Os conflitos devem ser mediados com maturidade, sentando e conversando, ouvindo ambas as partes. Para tudo tem um jeito e é conversando que se resolve. É nesse ambiente que seus filhos merecem crescer.

2. Sentir-se respeitado pelo que é

Por mais que os pais tenham sonhos e expectativas sobre seus filhos, precisam entender que todo mundo nasce com uma personalidade, com vontades próprias e com características únicas. Seu filho deseja ser respeitado do jeito que ele é, mesmo que isso não corresponda com o que você gostaria que ele fosse.

Além disso, seu filho espera ter liberdade para experimentar a vida, para descobrir quem ele é nesse mundo. Mesmo que a sua intenção seja protegê-lo dos perigos, não tem como protegê-lo para sempre. Você precisa criar um ambiente seguro para dar o máximo de liberdade ao seu filho.

Publicidade

Lembre-se que você já foi uma criança curiosa, que não conhecia as coisas mais simples e queria descobrir o novo. Os olhos das crianças brilham e pedem para ver o que elas nunca viram. Elas estão “frescas” para aprendem com tudo, inclusive com os erros. Dê liberdade, com segurança.

3. Receber apoio e proteção

Os filhos veem os pais como seus heróis, protetores, pessoas mais incríveis do mundo. Seja essa pessoa para o seu filho. Proteja-o, mas sem impedir que ele tenha experiências. Deixe-o ir, mas esteja por perto para quando ele se sentir inseguro e quiser um abraço ou palavras de encorajamento.

Saber que você tem um porto seguro para voltar é essencial para conseguir aprender a lidar com as adversidades e seguir em frente mais forte. Saber que você tem com quem conversar quando está com dúvida ou cometeu um erro, é muito importante para desenvolver maturidade emocional e enfrentar todas as situações da vida com coragem.

Publicidade

4. Receber amor e atenção

Antes de terem amigos e relacionamentos afetivos, os filhos usam os pais como exemplo de como se relacionar oferecendo amor e atenção. É em casa que eles esperam aprender a amar, respeitar, prestar atenção nas necessidades dos outros e se adaptar ao jeito das pessoas com quem convivem.

Na verdade, eles não esperam exatamente isso, pois são raciocínios mais complexos. Mas, eles sabem que desejam se sentir amados, acolhidos, abraçados, beijados e valorizados.

Os filhos estão o tempo todo esperando a aprovação dos pais, querendo a atenção deles. Receber isso é essencial para a fortalecer a autoestima, a coragem e a resiliência.

Publicidade
Sair da versão mobile