Cada organismo reage de maneira diferente, mas há situações que, se revistas, podem evitar que você engorde. Mesmo uma única pessoa tende a sentir mudanças no metabolismo ao longo do tempo ou em situações específicas.
Assim, hoje você pode faz tudo o que será listado abaixo e não engordar um grama. O problema é rotina de, ano após ano, saturar o organismo de práticas danosas.
O aumento de peso é um aspecto e, com ele, vêm outros agravos, como hipertensão e o temido diabetes.
Atenção, tente afastar essas 12 situações de suas noites:
1- Sono insuficiente e de má qualidade
É uma forma de deixar o metabolismo mais lento e, de quebra, dar o sinal ao cérebro de que você tem fome. Cansado, você se exercita menos, come mais e, claro, engorda.
Tente criar uma rotina para dormir o suficiente.
Algumas pessoas precisam de oito horas de sono, mas isso varia. Encontre seu equilíbrio para ter vigor físico e enfrentar o dia a dia. Algumas pessoas conseguem adotar a prática de um cochilo no intervalo do trabalho, se for seu caso, tente para melhorar o rendimento.
2- Comer demais ao jantar
Esse é um horário que pede refeições mais leves, como legumes. A quantidade também não pode ser exagerada para não sobrecarregar o organismo.
Para não sentir fome, fracione as refeições, faça pequenos lanches e deixe para a noite algo mais leve.
3- Não fazer um intervalo antes de dormir
Você jantou e deitou-se logo. A sensação pode ser de um tijolo no estômago e uma noite mal dormida.
Procure fazer um intervalo antes de cair na cama para dar tempo do organismo assentar o alimento. O ideal seria dormir somente duas horas após o jantar.
4- Comer frituras e alimentos muito gordurosos
Mais uma vez, o ideal é uma dieta leve à noite. A gordura e a fritura sobrecarregam o organismo, te fazem engordar e, ainda, pioram a qualidade do sono.
Veja se consegue preparar alimentos no vapor, bem temperados você garante o sabor.
5- Usar temperos picantes ao jantar
A pimenta é um excelente tempero e quase uma unanimidade, mas pode dar azia e dar dores no estômago.
A moderação é o que manda e isso não quer dizer que vai ter que abrir mão de todo tempero. O que basta é usar durante o dia, quando o organismo está ativo e poderá processar melhor o ingrediente.
6- Excesso de alimentos energéticos
Carboidratos e cereais oferecem energia e ajudam a sabotar seu sono. Prefira ingerir esse tipo de alimento pela manhã, também com moderação.
À noite, opte por proteínas magras, também com moderação.
7- Alimentos açucarados
As sobremesas ricas em açúcar sabotam o sono e também aumentam a gordura. Opte por frutas, uma salada delas cai muito bem.
8 -Trocar o jantar por guloseimas
As besteirinhas são uma armadilha. Além de não alimentar e oferecer a quantidade necessária de nutrientes, têm tudo o que sobrecarrega o organismo: excesso de açúcar e sódio.
Prepare um jantar leve, é melhor.
9- Pular o jantar
Tudo bem que é um horário para uma refeição mais leve, mas deixar de fazer é ainda pior. Você não vai perder ou deixar de ganhar peso por isso.
O que deve fazer é distribuir os alimentos conforme os horários que permitem ao organismo metabolizar corretamente cada substância.
À noite pede alimentos sim, desde que leves.
Além disso, ficar sem jantar dá uma resposta ao organismo para poupar energia.
10- Álcool e cafeína
O álcool tem muitas calorias e pode prejudicar a qualidade do sono. Já a cafeína é estimulante e deve ser reservada para o dia.
Tente introduzir chás calmantes e leite antes de dormir. O efeito é tranquilizador.
11- Permanecer muito tempo no celular ou no computador
A luz dos dispositivos pode alterar o sono e, além disso, prejudicam a visão. Como são estimulantes, podem te deixar em alerta no momento em que deveria relaxar.
Tente ler um livro ou meditar.
12- Deitar muito tarde e acordar muito cedo
Há um motivo para obedecer a quantidade adequada de sono ao corpo. O repouso serve para recuperar o corpo.
Dormir muito tarde e permanecer constantemente com sono ajuda a engordar porque altera o metabolismo.
Mais uma vez, cada organismo reage de uma maneira aos estímulos. Caso nada disso esteja em sua rotina e, ainda assim, você tenha uma qualidade de sono ruim, procure um médico. Isso pode ser o indicativo de um problema a ser tratado.
Gostou desta dica? Então compartilhe!