Você também tem o costume de dar aquela geral nos armários e doar o que não é mais útil? Pois saiba que esse hábito maravilhoso ajuda não somente quem recebe, mas também você! Sem tanta coisa parada, sua casa fica mais fácil de manter arrumada e sobra espaço para guardar o que tem. Se animou? Então veja algumas coisas que você pode se desfazer ainda hoje.
Veja também: conheça o método Marie Kondo de organização da vida
Roupa de cama
Para que você quer 10 conjuntos para uma única cama? Se mantiver uma quantidade mínima de 3 jogos por cama, vai passar muito bem, obrigada. E ainda economiza um espação no guarda-roupa!
Toalhas de banho e rosto
O mesmo vale para as toalhas de banho e de rosto. Além de poder doar para conhecidos ou instituições de caridade, também canis podem usar as mais antigas como caminha.
Alimentos
Confesse que você tem aquele pacote no fundo do armário que provavelmente nunca vai cozinhar! Pegue esse e outros alimentos muito repetidos — e que estejam dentro da validade — e doe para quem precisa.
Utensílios
Em toda a casa, você precisa de alguns utensílios para que tudo funcione bem, mas alguns acabam se repetindo. Desde aquela saboneteira extra até as facas e pratos, tudo pode ser útil para outra pessoa.
Casacos
Chega o inverno e muitas pessoas não têm como se aquecer. Desde pessoas com menor poder aquisitivo até mesmo pessoas em situação de rua irão adorar aquele casaco esquecido no armário.
Outras roupas
Claro que o mesmo se aplica a outras peças de roupa. Sabe aquela camisa laranja neon, da moda que já passou? Ou a calça que está esperando a mudança de peso há alguns anos? Manda pra frente!
Sapatos
Quem tem crianças em casa sabe que sapato é um negócio que não dura nadinha. Elas crescem rápido, sendo uma ótima opção doar os que estão apertados. Também é bom dar uma checada no seu armário e tirar aqueles que já estão começando a criar teias de aranha…
Livros
Doar livros é um ato revolucionário! Roupas se desgastam, sapatos descolam, mas o conhecimento vindo de um livro fica para sempre. Separe seus queridinhos e doe os que não precisa mais.
Material de arte ou costura
Papéis, cola, retalhos, linhas, pincéis, sobras de aniversário… Tanta coisa que poderia virar entulho em uma gaveta perdida, pode ser a alegria de muitos ateliês por aí. Desapega!
Material de papelaria
Sabe aquele caderno que você usou somente algumas páginas? Ele pode ser útil para outra pessoa. O mesmo vale para aquele monte de canetas de brinde, lápis de cor do ano anterior e muito mais.
Brinquedos
Esse nem precisa dizer o quanto é especial, certo? Tem muita criança que tem mais do que deveria e outras que nada têm. Que tal compartilhar?
Eletrônicos
Trocou a TV ou o celular? Você pode doar para alguém que não possa comprar! Libera espaço e ainda deixa pessoas queridas muito felizes. E como diria Veríssimo, “felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”. Faça a diferença!