Já aconteceu de você se sentir completamente sem energia ou até mesmo triste, do nada, em sua casa? Pode ser que ela esteja precisando de um olhar mais cuidadoso, para pequenos e importantes detalhes. Veja quais são as coisas que você provavelmente tem em casa e que podem influenciar no seu humor.
1. Itens esquecidos pelo tempo
Sabe aquelas coisas que acabam ficando no fundo da gaveta e você nem se lembra mais da existência? Elas acabam fazendo com que a energia da sua casa fique estagnada. Além disso, cria certa desorganização e poluição visual, podendo afetar o humor. Separe o que pode ser doado e o que deve ir para o lixo.
2. Roupas que não cabem mais
Para que você fica guardando um monte de peças de roupas que não cabem mais? Reserve a sua favorita – caso ainda tenha como meta voltar ao corpo do passado – e doe o resto. Assim, caso realmente queira chegar ao peso de antes, já vai ter sua medida e, ainda por cima, vai poder dar uma repaginada no guarda-roupa.
3. Coisas quebradas
“Um dia levo isso para consertar“. Será mesmo? Muita gente acaba guardando um monte de tralha que não funciona. Às vezes por memória, outras por pensar que irá consertar. Faça o seguinte: separe 3 montinhos: um para doação (que dá para doar e alguém consertar para usar), outro para levar no dia seguinte ao conserto e outro para o lixo.
4. Vasos vazios ou com plantas secas
Se sua plantinha estiver muito doente e nenhum tratamento der jeito, o melhor a fazer é jogar fora e colocar uma nova no lugar. Não é bom ter plantas secas, doentes ou mortas em casa, dá um ar mórbido ao ambiente.
5. Fotos e quadros que trazem más lembranças
Se você tem fotos pela casa com pessoas que não te agradam ou em ângulos que não gosta, jogue fora ou guarde. O mesmo vale para quadros, elementos decorativos e quaisquer objetos ligados à memórias ruins.
6. Remédio vencido
Além de nada seguro ou prático, manter medicamentos vencidos em sua casa pode trazer aquela sensação de desleixo e tristeza. Então, pode juntar tudo, verificar a data de validade de cada um e jogar fora o que não presta mais.
Aproveite e veja: Pode tomar remédio que ficou fora da cartela?
7. Roupas e sapatos estragados
Da mesma forma que não adianta guardar objetos quebrados, também as roupas e sapatos devem ter atenção. Faça o mesmo procedimento: uma pilha para doação (no caos de zíper ou coisas simples), uma para levar ao conserto no dia seguinte e outra para o lixo.
Aproveite também para dar uma revisada nos armários, eliminando pilhas de objetos. Além disso, acabe com o cantinho da bagunça, caso tenha um – é muito melhor manter somente o que vai usar de fato. São medidas simples, que vão trazer mais leveza e alegria para sua casa. Faça o teste e depois conte o que achou!