Menu

As 4 coisas que acabam com o amor

O amor não é imune ao tempo e às intempéries. Ele precisa ser cultivado todos os dias

Crédito: Freepik

Publicidade

Em um relacionamento duradouro, ter amor é mais importante do que manter aquela forte paixão acesa como era no começo. A paixão é passageira, mas o amor é para sempre. Só que o amor, para se manter vivo, precisa ser cultivado como uma planta. Precisa ser regado, alimentado, protegido, zelado. Do contrário, acaba. Veja quais são as principais coisas que acabam com o amor.

1. Falta de respeito

Um dos pilares do amor é o respeito. Quando um casal respeita a verdade, a privacidade e a personalidade um do outro, é uma forma de alimentar o amor que existe entre eles de forma recíproca. Já o contrário é a mesma lógica: quando se tratam com estupidez, intolerância e arrogância, o amor passa fome e morre desnutrido, um pouco a cada dia.

2. Mais diferenças do que coisas em comum

Uma coisa é certa: os opostos se atraem. É bem comum ver casais apaixonados e felizes que têm vários gostos diferentes. Mas eles também aprendem a gostar de algumas coisas que o outro gosta e descobrem juntos, com a convivência, coisas novas que gostam de compartilhar. Se essa partilha não existe, e não há gostos em comum, o casal não passa tempo de qualidade junto e o amor vai enfraquecendo.

3. Excesso de ciúmes

Ninguém aguenta conviver com uma pessoa muito ciumenta. O ciúme é um sentimento destrutivo, como uma doença para o amor. Quanto mais atitudes de ciúmes, mais doente o amor fica até morrer. E é rápido!

Publicidade

4. Sentir-se rejeitado

Em um relacionamento longo, cada indivíduo passa por várias fases que podem envolver mudanças na personalidade, surgimento de novas vontades, aderência a novos hábitos e necessidade de passar um tempo sozinho. Tudo isso é normal e compreensível, mas não pode resultar em rejeição do parceiro. Quando uma das partes se sente sozinha, o amor vai minguando até ser tão pequeno que deixa de fazer sentido.

E o que fazer quando o amor acaba?

Em primeiro lugar é preciso chegar à conclusão de que o amor acabou. Enquanto houver dúvida ou medo de encarar a verdade, o casal segue junto, mas infeliz. Há quem passe décadas sem amar o parceiro só por comodidade, medo da mudança e de encarar a reação do outro.

Mas acontece que, ao se forçar ficar ao lado de alguém que não ama mais, você está impedindo que os dois tenham a oportunidade de encontrar um novo amor e serem mais felizes. Então, há duas alternativas:

  1. Optar pela separação pode ser a decisão mais madura e sensata que você vai tomar depois de ter certeza que o amor realmente acabou.
  2. Chamar o parceiro para uma conversa franca sobre o que você está sentindo falta na relação. Fale de coisas que, se forem melhoradas, o amor pode reascender e tudo vai voltar a ser como já foi um dia.
Sair da versão mobile