Menu

Benefícios e como fazer cogumelo shimeji

Rico em fibras e potássio, o cogumelo shimeji é um excelente aliado da dieta e ganho de massa muscular.

Crédito: Pxhere

Publicidade

O cogumelo shimeji é um alimento comum na gastronomia asiática, principalmente no Japão, onde é considerado o mais saboroso dos cogumelos comestíveis. No Brasil, o fungo se popularizou graças aos restaurantes de comida japonesa e também graças à cozinha vegana e vegetariana, já que ele é um dos melhores substitutos da proteína animal.

Quais as propriedades do cogumelo shimeji

Assim como a maioria dos cogumelos comestíveis, o shimeji é pouquíssimo calórico, tendo apenas 22 calorias por 100 gramas. Essa mesma quantidade contém 3,3 gramas de carboidratos e apenas 0,2 de gorduras. Não é à toa, portanto, que ele seja um dos alimentos mais consumidos por quem está de dieta.

Do lado dos nutrientes, o shimeji se destaca pela grande quantidade de proteínas (7,3 gramas a cada 100 gramas), fibras alimentares (4,5 gramas) e potássio (398 mg). O zinco, o cobre e o ferro também estão presentes. Em relação às vitaminas, o shimeji é rico nas do complexo B, principalmente B1, B6, B9 e B12.

Benefícios do shimeji na saúde

Fica a dica aos frequentadores de academia: o cogumelo shimeji, por ser rico em proteínas, auxilia no ganho de massa muscular. Além disso, por ser pobre em calorias e em carboidratos, é um excelente aliado para quem quer perder peso.

Publicidade

Pelo mesmo motivo ele é um ótimo substituto para quem quer tirar a carne do prato. A proteína do shimeji é praticamente limpa e sem origem animal, e até o gosto e textura lembram um pouco a carne vermelha. Cada propriedade oferecida pelo shimeji tem função específica para o corpo. Confira cada uma.

Vitaminas do complexo B

A tiamina, também conhecida como vitamina B1, é responsável por quebrar as moléculas de açúcar e fortalecer o funcionamento do sistema cardiovascular, enquanto a B9 cuida da função hepática.

Já a B6 fortalece o sistema imunológico, por isso o ideal é consumi-lo em períodos em que é mais comum ficar doente, como no inverno e quando o clima está seco. Ela também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, e por isso combate a diabetes.

Por fim, a B12 exerce papel fundamental para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue e para o funcionamento adequado do sistema nervoso, das funções neurológicas e síntese do DNA.

Publicidade

Vitamina D

O ergosterol está entre os compostos presentes no shimeji e é um precursor da vitamina D, essencial para fixação do cálcio nos ossos. O consumo desse alimento é indicado para prevenir a osteoporose e fortalecer a saúde óssea.

Potássio

O potássio exerce diversos benefícios: fortalece o sistema cardiovascular, pois relaxa os vasos sanguíneos, combate a hipertensão e controla a pressão arterial. Ele minimiza os riscos de AVC (acidente vascular cerebral), auxilia na regulação de fluídos e fortalece a formação óssea.

Fibras

Quem sofre de prisão ventre deve incluir o cogumelo shimeji na dieta, pois as fibras alimentares estimulam a digestão e os movimentos peristálticos, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

Publicidade

Elas também fortalecem o sistema cardiovascular, pois diminui os níveis de colesterol ruim e previne o AVC. Também controla os níveis de glicose no sangue, combatendo a diabetes.

Zinco

Outro aliado no fortalecimento do sistema imunológico e combate à diabetes, o zinco também fornece energia ao corpo.

Como preparar o shimeji

Ao contrário do cogumelo shiitake, o “cabinho” do shimeji pode ser consumido sem receios, mas é preciso separá-los com uma faca. Isso porque eles vêm grudados a uma parte esponjosa, que não deve ser consumida, pois é fibrosa e não tem gosto.

Publicidade

O ideal é não lavar, pois sua textura naturalmente esponjosa absorve a água e encharca. Use um papel toalha para remover a sujeira e só em último caso use um pouco de água para limpar.

O preparo tradicional é na manteiga, mas o azeite também pode ser usado. Basta refogar com cebolinha, sal e pimenta a gosto. Ele também fica ótimo com shoyu e quando usado em molhos e caldos.

Leave a Reply

Sair da versão mobile