Assim como existem ciúmes em relações amorosas, grandes amigos podem se sentir enciumados diante de novas amizades. Para uma amizade ser longa e saudável, é preciso haver autoconfiança e saber que ninguém pertence a ninguém.
Uma pessoa pode ter muitos amigos verdadeiros, e gostar de fazer uma coisa diferente com cada um deles. Ou, as afinidades podem diminuir com certos amigos e surgirem novas afinidades com outros. É normal, faz parte.
Trabalhar a autoestima
Sentir ciúmes representa insegurança. A pessoa com ciúmes acredita que precisa de exclusividade na amizade, sendo a mais especial entre todos os amigos, ou que não é boa o suficiente para aquele amigo.
Esse sentimento se manifesta porque a pessoa não se sente autossuficiente, com a autoestima elevada. Então, é preciso dar um jeito nisso, encontrando formas de trabalhar a autoestima. Só vai trazer benefícios! Algumas dessas formas são:
- Não se julgar pela ótica do outro;
- Perdoar erros do passado;
- Esquecer a ideia falsa de perfeição;
- Agradecer por tudo, sempre;
- Conversar consigo;
- Encarar seu ego;
- Deixar seu corpo ser reflexo da sua mente;
- Mudar hábitos ruins.
Veja mais sobre as dicas para aumentar a autoestima e ser mais feliz
Se desprender do sentimento de posse
Já falamos sobre o que gera o sentimento de ciúmes. Mas, o que mantém esse sentimento, na justificativa das pessoas ciumentas, é a posse.
Existe uma cultura de pensar que escolhemos certas pessoas para serem exclusivas, só nossas. E para essas pessoas nos entregaremos, abriremos nosso coração, esperando que seja recíproco.
Acontece que o sentimento de posse inicia uma competição, ainda que só na sua cabeça. A competição é para medir quem é a melhor pessoa para ter posse do amigo. Aí você começa a agir estranho, ser uma companhia menos agradável.
Além disso, sentir ciúmes faz você enxergar seu amigo como uma “coisa” que é sua. Mas quem é que gosta de ser visto assim?
A pessoa com ciúmes pode compreender que ninguém vai levar seu amigo embora. Não existem essas disputas, e se o seu amigo quiser se afastar de você ou ter outras amizades, ele é livre para isso. E você também!
Veja também: Terapia: o que você precisa saber antes de começar o tratamento
Fazer mais amigos
Depois que você consegue passar pelas duas fases anteriores, fica mais fácil perceber que a beleza das amizades está na liberdade de conhecer pessoas diferentes.
Nenhum ser humano é igual ao outro, então, podemos aprender um pouco com cada um.
Ter amizades diferentes nos ajuda a evoluir e, muitas vezes, damos mais atenção para certos amigos do que para outros porque estamos mais envolvidos com eles em alguma coisa.
Quando você se permite fazer novas amizades entende isso perfeitamente, e assim consegue deixar de lado os ciúmes por um amigo, dividindo sua atenção para vários amigos, de forma equilibrada.
Veja também: 8 hábitos de amigos que levam a amizade para toda a vida
Artigo com informações de Psicólogo e Terapia