A fé é uma das mais belas manifestações humanas, podendo levar a feitos realmente grandiosos. Um bom exemplo é o Círio de Nazaré, uma festa grandiosa, que une diversas manifestações, para louvar e agradecer. Sem dúvidas, um marco na vida daqueles que participam e para os que lutam para ter um espaço na corda.
Nossa Senhora de Nazaré é chamada carinhosamente de mãe da igreja, tem novena própria e consagração fervorosa. Sua novena, que começa na primeira sexta-feira de outubro, é “um momento de oração para estar mais perto da Rainha da Amazônia, para pedir graças e bênçãos de Deus pela intercessão materna da Virgem Santíssima ou agradecer tudo o que de bom recebemos do Pai”. Veja uma tomada aérea dessa linda festa.
O Círio de Nazaré
O Círio é uma festa cristã que acontece no segundo domingo de outubro, anualmente, na cidade de Belém do Pará, na região Norte do país. Ela reúne milhares de pessoas de todo o Brasil, que vêm em caravanas, seja em automóveis, aviões e principalmente a pé, em peregrinação. Muitos fieis caminham durante dias, até chegar na festa da santa querida.
No Brasil, a festa tem origem em 1793, quando a santa foi enviada para Portugal, a fim de ser restaurada. Ao voltar, no segundo domingo de outubro do mesmo ano, a população local foi recepcioná-la. Foram também figuras importantes da igreja, sociedade e políticos da época, começando assim uma tradição de séculos.
Como acontece
Atualmente, a imagem de Nossa Senhora é levada para a Basílica de Nazaré pelas ruas da cidade, presa a cordas. Essas cordas são muito disputadas, sendo um forte símbolo de fé e sacrifício dos fiéis. Veja como aconteceu esse ano, o primeiro momento em que elas foram liberadas, através desse vídeo.
Porém a festa é muito maior e começa nove dias antes para muitas pessoas, com sua novena. Além da caminhada tradicional, a festa conta com diversas outras vertentes, além da caminhada e da corda. Tem o traslado, romaria rodoviária, fluvial, moto-romaria, ciclo-romaria e a procissão. Tem também a versão para crianças e da juventude, mais tranquilas.
Como participar
Para participar, basta ter fé e muita disposição. Você pode ir só ou em grupo, tendo todo o suporte para isso. Se for organizar uma caravana que vai caminhar ou pedalar até o local, basta se cadastrar para receber um suporte mais personalizado. Conhecidos como peregrinos de Nazaré, muitos grupos viajam sem uma estrutura, precisando assim desse apoio.
É importante estar com roupas confortáveis e calçados macios, para que possa resistir a toda a caminhada. Além disso, manter uma boa alimentação é fundamental para que o percurso não seja tão penoso. Claro que nem se precisa falar da importância de levar consigo uma garrafinha de água. Porém, para muitos o Círio é exatamente o contrário de conforto.
Veja também: orações de proteção para todas as situações
João Miranda, o fiel de joelhos
O senhor João Miranda é um exemplo de fé, amor e perseverança. Com 54 anos, ele fez o percurso de 3,6 km ajoelhado, entre muito suor, dor e aplausos. Todos ignorados em meio as suas orações e o esforço para continuar, mesmo que o corpo implorasse por uma pausa. Mas por que motivo alguém faria algo assim tão doloroso?
Seu João teve o melhor dos motivos, pois ele acredita que a santa ajudou a curar sua filha de um câncer no cérebro. Ele prometeu que, se ela ajudasse, seu corpo faria o trajeto de joelhos e seu coração, em oração. E felizmente foi o que ele fez, com o apoio de familiares, que colocavam folhas de papelão no chão, enquanto ele cumpria sua promessa.
Saiba mais sobre essa linda festa, baseada em fé, esperança e determinação, com a reportagem da TV Canção Nova.