Se você passa mal quando viaja de carro, avião, barco ou trem, e não está olhando o tempo todo para frente, você tem cinetose. Pode ser que não aconteça com todos os meios de transporte, mas ainda assim é cinetose.
Essa condição se caracteriza por ter sintomas bem desagradáveis quando seu corpo está em movimento, mas seus olhos não identificam isso.
Aproveite e veja: 14 remédios caseiros para enjoo e vômito
Como acontece a cinetose?
Se você já se perguntou por que é que você não pode viajar lendo um livro ou olhando no celular, ou mesmo por que perde o equilíbrio quando está em locais muito altos ou andando e olhando para o lado, aqui a está a resposta.
A cinetose acontece quando os sinais que o cérebro recebe através dos olhos são diferentes do movimento sentido pelo corpo.
Pode acontecer quando você está em um barco no mar, seu corpo sente que está subindo e descendo na ondulação, mas os olhos podem não verificar essa alteração. Isso faz com que o cérebro receba sinais diferentes, desenvolvendo a sensação de mal estar e enjoo.
Também acontece andando de carro, trem e algumas pessoas sentem no avião também. Há quem sofra mais enquanto tenta fazer alguma tarefa em movimento, pois os olhos ficam observando uma imagem fixa, enquanto o corpo continua sentindo os movimentos da viagem.
Sintomas de cinetose
As pessoas que têm essa condição podem sentir enjoo, vomitar, suar frio e ter um mal estar geral enquanto o corpo está em movimento, mas sem que os olhos percebam esse mesmo movimento.
E ainda que a viagem termine e a pessoa coloque os pés em terra firme, os sintomas podem permanecer por algumas horas. Por isso que é melhor prevenir antes que eles comecem ou resolver imediatamente, assim que começar a sentir que vai dar problema.
Dicas para resolver
Não tem como se curar da cinetose. É uma característica sua, mas que pode ser controlada com algumas medidas para evitar enjoo durante a viagem:
- Sentar no lugar da frente ou junto a uma janela e olhar para o horizonte;
- Evitar ler durante a viagem ou utilizar dispositivos, como celular, portátil ou tablet;
- Evitar fumar e beber álcool antes e durante a viagem;
- Fazer uma refeição leve e saudável antes da viagem, evitando alimentos muito ácidos ou com gordura;
- Abrir um pouco a janela para respirar ar fresco, sempre que possível;
- Evitar cheiros fortes;
- Tomar um remédio caseiro para enjoo, como chá de gengibre;
Outra opção é tomar remédio para enjoo, como Dramin e Meclin. Esses remédios agem nos sistemas vestibular e reticular, responsáveis pelas náuseas e vômito, e atuam ainda no centro do vômito, prevenindo e tratando os sintomas da cinetose.
Veja também: Enjoo depois de muito tempo sem comer é normal?