Quem tem dor ciática sofre bastante, e isso acaba afetando a qualidade de vida, assim como na disposição do dia a dia.
Sabia que o nervo ciático é o mais comprido do seu corpo? E que, quando inflama, causa dor das costelas e até um pouco depois do joelho? Basicamente, trata-se de uma dor que pode prejudicar a mobilidade não só parcial, mas até mesmo total. É bom poder descansar um pouco, mas estar parado muito tempo também não faz bem.
Outros sintomas são o incômodo em se sentar, sensação de peso nas pernas e formigamento. As causas da inflamação do nervo ciático são diversas: herpes, diabetes, hérnia discal e síndrome piriforme. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, levantar pesos, a diabetes e forçar as costas por muito tempo também aumenta as chances de ter dor ciática.
São conhecidas diversas receitas caseiras para tratar essas dores, mas lembre-se: nenhuma delas deve substituir uma consulta ao médico!
Tratamento da dor ciática
1. Receita com leite de alho
Ingredientes:
- Leite: 1 copo
- Pimenta-do-reino: 1/4 de colher de chá
- Alho: 3 cabeças, picado
- Cúrcuma: ½ colher de chá, em pó
Preparação:
1. Cozinhe todos os ingredientes;
2. Assim que a mistura estiver pronta, retire do fogo e deixe amornar;
3. Coloque a mistura no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo;
4. Por fim, passe para um frasco de vidro esterilizado e tape-o bem.
Como tomar:
1. Tome 3 colheres de sopa deste leite antes de comer, todos os dias;
2. Caso não tolere bem o alho, coloque-o em menor quantidade.
2. Receita com cúrcuma
Coloque na zona que lhe dói a mistura de azeite de oliva com açafrão, e deixe agir durante meia hora.
Arnica
Use pomada de arnica ou tintura para massagear a zona afetada. Você pode comprar a pomada ou a tintura de arnica em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais.
3. Terapia calor-frio
Comece por aplicar compressas frias no início do tratamento (2/3 dias). Embrulhe uma bolsa de gelo numa toalha e aplique na zona dolorida durante 20 minutos, fazendo esta aplicação, com alguma frequência, ao longo do dia. Depois, passe para a aplicação de compressas quentes. Caso a dor seja intensa, vá alternando entre as duas.
4. Receira com vinagre de maçã
É um tratamento muito conhecido na medicina natural. Faça-o à noite, antes de deitar. Use um balde de 20 litros e encha metade da sua capacidade com a água mais quente que os seus pés consigam aguentar. Em seguida, coloque 500 ml de vinagre de maçã e um punhado de sal. Misture tudo muito bem.
Ponha os pés nessa água e aguarde até que ela fique fria. Lave os seus pés e embrulhe-os numa toalha seca, colcha ou lençol, e vá dormir. É necessário que os seus pés estejam quentes. No dia seguinte, não deite os pés no chão e use só sandálias mesmo quando for tomar banho. É natural que só precise de uma aplicação para se sentir melhor. Aconselhamos que realize este tratamento de meio em meio ano, ou quando sentir dor ciática.
Compartilhe essa dica!